Garibaldi realizou no último final de semana, 9 e 10 de junho, mais um Festival Colonial Italiano. A 32ª edição do evento reuniu cerca de três mil pessoas nos dois dias e provou a força da gastronomia típica italiana e da festa que lembra as celebrações dos imigrantes italianos.
Além da comida, shows com a Banda Zabadak e a comercialização de produtos coloniais e artesanato tiveram destaque no sábado à noite e no domingo ao meio-dia. Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o evento tem em seu cardápio massa, galeto, polenta, salame, queijo, vinho, suco de uva, sagu, grostoli, pão e cuca. O tradicional cardápio é elaborado pela Associação de Veteranos (AVG), que há anos mantêm o sabor das suas receitas.
O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, agradeceu o envolvimento da Associação dos Veteranos (AVG), extremamente reconhecida no Município, e lembrou que o Festival é uma grande referência ao destacar ainda mais a Capital Brasileira do Espumante.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, o evento lembra os primórdios da colonização italiana. “Mesmo com todas as dificuldades, as famílias se reuniam para festejar, tendo a comida como ponto central do encontro”, explica. “O importante deste evento é que ele mantém a originalidade, que perpassa gerações, transformando-o em referência gastronômica e em um momento de alegria para os participantes”.
Representante da Associação de Veteranos, Benito Rosa reforça que o público compareceu novamente em grande número, mesmo com tantos eventos paralelos, e agradeceu o apoio da Prefeitura na divulgação do evento. “Vamos analisar a edição e melhorar cada vez mais”, define.
O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG), com apoio das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e da Emater/RS – Ascar. Mais informações na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462 8235.
Sobre o Festival
O Festival Colonial Italiano nasceu em 1981, com o objetivo de divulgar a primeira Fenachamp. No início, o bosque, que ocupa boa parte da área do Parque da Fenachamp, foi escolhido como cenário do evento. As pessoas sentavam em mesas distribuídas em vários pontos cercadas por árvores e ao som de músicas do folclore italiano se serviam em diversos buffets.
Antes, durante e depois de saborearem os pratos típicos, dançavam e se divertiam com os shows realizados num grande palco instalado na parte central do bosque. No início, as edições do Festival Colonial iniciavam nas sextas-feiras à noite e terminavam no domingo. A iniciativa foi um sucesso. Porém, muitas vezes, as intempéries do tempo dificultavam a execução ao ar livre e o evento começou a ser realizado dentro dos pavilhões.
A Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio que passou a ser reconhecido, inclusive fora do Estado, pela qualidade de sua gastronomia e por prestar importantes serviços voluntários, estando sempre à disposição da comunidade. A AVG serve entre 2.000 e 2.500 pessoas por evento com um consumo de 1.000kgs de frango, 200kgs de salame, 200kgs de queijo, 150kgs de farinha de milho para a polenta, 50kgs de morcela, 1.000 litros de suco e 800 litros de vinhos.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS