Festa das Crianças Autistas: evento reuniu famílias em tarde de diversão e lazer

2ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo contou com ações e atividades que visaram o combate ao preconceito, a valorização das capacidades e o respeito aos limites dos autistas

No sábado (20), ocorreu na Rua Coberta a Festa das Crianças Autistas. O evento encerrou as ações da 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo e proporcionou momentos de descontração, de encontros entre famílias, de um compromisso de combater o preconceito e de fomentar e de disseminar a informação correta sobre o tema. Na ocasião, o local teve brinquedos infláveis, pintura de rosto, comes e bebes, além de muita integração entre as famílias.

Silvana Cavalheiro Alves, do Grupo Voz Azul, destacou a importância da Festa das Crianças Autistas, assim como, as ações e atividades da Semana. “A Semana como um todo, o mês, foi importante para levar a informação correta sobre o que é o autismo, do símbolo, das características, da inclusão, conscientizar o comércio. Hoje, na Festa é o momento onde as famílias se reúnem, as crianças ficam à vontade. Cada evento que é feito está vindo mais famílias”.

Lucília da Silva trouxe seu filho de quatro anos para curtir o evento. Para ela, foi momento muito especial, pois “é voltado para eles. Por exemplo, não tem muito barulho, é tudo preparado para o cuidado deles. Então se consegue trazer para se divertirem. E a gente acaba encontrando outras pessoas que passam pelas mesmas coisas que nós, trocar experiências, conhecer as outras crianças com as mesmas dificuldades. A gente acaba criando laços aqui”.

Ainda, a Semana contou com Blitz Orientativa, corte cabelo para crianças autistas, tarde de cuidados para mães de autistas, a palestra realizada pela equipe técnica do TEAcolhe “Manejo clínico do paciente autista” e Oficina de Sabonete, aproveitamento de chás pela EMATER e diretrizes para abertura de MEI.

A Primeira-dama Cláudia Remus expressa sobre a necessidade de não só evidenciar o tema durante o mês de abril, mas para que tenha espaços durante o ano inteiro em todas as esferas da sociedade. “A Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo foi encerrada de forma positiva, pois pudemos destacar o tema sob vários aspectos, seja no clínico, na atenção aos cuidados das mães, de colocar o assunto na agenda da sociedade. É necessário cada vez mais caminhar juntos para termos uma sociedade de inclusão e de empatia, de acolhimento e de atenção às necessidades dos autistas”.

A 2ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo é uma realização da Prefeitura por meio do Gabinete da Primeira-dama, Secretarias de Saúde, de Educação, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Esportes e Desenvolvimento Social em parceria com o TEAcolhe, grupo Voz Azul, Associação Pró Autistas Conquistar e EMEFE Caminhos do Aprender.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido