A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) acompanha a situação de um abatedouro de Lajeado que descarta efluentes no Rio Taquari. Após denúncia, técnicos da Fepam fiscalizaram o local, verificaram as condições de operação da estação de tratamento e constataram descarte irregular de água, que pode acarretar em infração administrativa ao empreendedor.
O problema acontece devido a uma interrupção no sistema de tratamento de efluentes líquidos industriais. “Em razão de uma manutenção na estação, houve uma parada provisória do tratamento que alterou a qualidade do efluente lançado”, explica o engenheiro químico da Fepam, Juarez Löff.
De acordo com Löff, os responsáveis pela operação do abatedouro já providenciaram as adequações necessárias. “Desde a ocorrência do evento o empreendedor vem agindo para retomar normalmente a operação do tratamento”, afirmou.
Também houve vistoria no local onde ocorre o despejo, mas não foi constatada presença de odor e alteração visível na cor da água. A Fepam fará novas inspeções no local para coletar amostras de efluente e monitorar o funcionamento da estação de tratamento da água.
Fonte: Ascom Sema
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal