Um necessário realinhamento na forma como o poder público vem agindo, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Esse foi o tom de uma série de encontros promovidos pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS e que resultaram em um roteiro de mais de mil e oitocentos quilômetros pela Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
A primeira parada foi em Alegrete, onde o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, esteve reunido com a diretoria do Centro Empresarial do Alegrete(CEA), liderada pelo presidente Deonir Martini. Após, houve uma reunião com empreendedores da cidade, com a presenças de nomes importantes do setor como o presidente do Grupo Pilecco Nobre, Onelio Pilecco; o vice-prefeito, Márcio Fonseca do Amaral; o secretário do desenvolvimento, Jesse Trindade Santos e vereadores.
– Analisamos a situação econômica e política do país, na expectativa de criação de soluções para a sustentabilidade das empresas, frente a corrupção endêmica e desorganização da gestão nacional que vem ocorrendo – afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O destino seguinte foi a cidade de Uruguaiana onde a entidade esteve reunida com a diretoria da CDL, liderada pela presidente Luciane Lopes. Na ocasião foram discutidas a dificuldade de competitividade imposta às pequenas empresas em razão do “Imposto de Fronteira” ou Diferença de ICMS na compra de produtos de outros estados.
Em Itaqui, a comitiva participou de reunião-almoço com a diretoria da CDL local, sob a liderança do presidente Olgair Pereira Palhaferro. O debate tratou sobre a organização de entidades e o real significado e importância do associativismo para solucionar problemas comuns aos empreendedores de pequeno e médio porte.
Já no município de São Borja, o grupo foi recebido pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de São Borja e pela CDL local, sob a gestão do presidente Pedro R. S. Quoos, e do Diretor de SPC, Pedro Bouchet. As duas entidades mantém uma consistente integração nas ações em prol do desenvolvimento da cidade.
– Tivemos excelentes notícias sobre a cultura do arroz, no aspecto da qualidade e da produtividade. Mais uma vez ficou comprovado que o agronegócio vem sendo o “porto seguro” de nosso estado e país – completou Koch.
As visitas também serviram para apresentar a líderes do movimento lojista e empresários avanços importantes no programa de gestão da Qualidade, o Qcomércio. A intenção foi mostrar a indiscutível importância dessa qualificação para o enfrentamento da atual situação investindo na melhoria de gestão e, consequente, geração de renda e empregos.
Acompanharam o presidente da FCDL-RS, o 1o vice-presidente, Fernando Luis Palaoro; o vice-presidente, Jorge Prestes Lopes; o diretor distrital, Clarindo Martins; o diretor da New PS- Agência Publicidade e Marketing, Pedro Pedro Enio Schneider e o superintendente da FCDL, Leonardo O. O. Neira.
Fonte: Assessoria FCDL
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS