Iniciou oficialmente nesta terça-feira, 6, o Expovinis Brasil 2017, principal feira de vinhos da América Latina. Em um espaço institucional, encontram-se cerca de 20 vinícolas brasileiras, sendo 90% consideradas de pequeno e médio porte, que estão no evento através de uma parceria do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Sebrae.
“São empresas que vem buscar um acesso maior em sua distribuição e comercialização. É uma grande oportunidade para estas empresas estarem gerando maior desenvolvimento para a categoria”, destacou Diego Bertolini, gerente de promoção e marketing do Ibravin.
Um dos exemplos é da Vinhos Cristófoli, de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. Letícia Cristófoli, uma das representantes da empresa, diz que “é uma feira que ajuda o público de fora, mas principalmente o nosso público, porque acontece no Brasil”, relatou.
Na visão de Igor Colleta, empresário que possui um Wine Bar em São Paulo, exclusivo de vinhos Brasileiros, o foco é reforçar o posicionamento de pequenas vinícolas que vem surpreendendo no mercado, como a Hélios, de Monte Belo do Sul. Apesar de ter sede no município, são as parcerias com regiões como Guaporé e São Joaquim-SC, que possibilitam sua operacionalidade. Esta é uma das marcas oferecidas em seu empreendimento.
“A ideia desde o início foi de 100% de vinhos brasileiros no nosso bar. Embora outras propostas”, comentou.
A sommelier Silvia M. Rosa falou com a Difusora 890, sobre a importância dos Vinhos do Brasil que marcam presença na 21ª Expovinis, em São Paulo.
“A Expovinis é um ponto de encontro. É um lugar onde você consegue conversar com sommeliers, com o consumidor final, com distribuidores, com donos de restaurantes e com pessoas que muitas vezes não estão tão próximas com o Rio Grande do Sul, que é o nosso maior produtor no País”, afirmou.
A feira está em sua 21ª edição, sendo a 9ª oportunidade em que os vinhos brasileiros marcam presença, com o apoio institucional do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a empresa promotora da feira, a BTS/Informa.
A participação das marcas brasileiras é subsidiada pelo Projeto Sebrae Vitivinicultura nas Regiões Serra, Campanha e Fronteira Oeste, com apoio do Programa Juntos para Competir (Farsul/Senar-RS/Sebrae-RS).
Pela segunda vez, o ExpoVinis ocorre paralelamente à Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar (Fispal Food Service).
Vinícolas brasileiras no ExpoVinis 2017:
Aracuri Vinhos Finos (Vacaria)
Batalha Vinhas e Vinhos (Bagé)
Casa Venturini (Flores da Cunha)
Don Cândido Vinhos Finos (Bento Gonçalves)
Don Giácomo (Caxias do Sul)
Don Guerino Vinhos e Espumantes (Alto Feliz)
Dunamis Vinhos e Vinhedos (Gramado)
Laurentia Vinhedos do Brasil (Barra do Ribeiro) (estande individual)
Lidio Carraro Vinícola Boutique (Bento Gonçalves)
RAR Vinhos e Espumantes (Vacaria)
Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim (São Joaquim-SC)
Vinhedos Capoani (Bento Gonçalves)
Vinhos Cristófoli (Bento Gonçalves)
Vinícola Arbugeri (Caxias do Sul)
Vinícola Campos de Cima (Itaqui)
Vinícola Courmayeur (Garibaldi)
Vinícola Giaretta (Guaporé)
Vinícola Pericó (São Joaquim) (estande individual)
Vinícola Peterlongo (Garibaldi)
Vinícola Zanella (Antônio Prado)
Vitivinícola Cordilheira de Santana (Santana do Livramento)
Participam ainda da feira Países como Portugal (AEP), Chile (Wines of Chile), Itália (Câmara do Comércio Ítalo-Basileira), Eslovênia, Reino Unido, Argentina e Espanha, e as importadoras Premium, Casa Flora, Adega Alentejana, Bodegas Selecionadores de Vinhos, Vino Italia, Vinissimo e Galeria dos Vinhos.
SERVIÇO
ExpoVinis Brasil 2017 | 21º Salão Internacional do Vinho
6 a 8 de junho
Dias 6 e 7, das 13 às 21 horas. Dia 8, das 13 às 20 horas.
O evento é aberto ao consumidor final nos 3 dias de realização, a partir das 16 horas.
Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, nº 333, Vila Guilherme / São Paulo
Pavilhão Branco
Informações sobre horários do Fórum ExpoVinis, palestras e degustações, acesse: www.expovinis.com.br
Ouça o boletim:
Veja os parceiros da Difusora nesta cobertura:
Fonte e fotos: Felipe Machado – direto de São Paulo
Acendimento da Chama Crioula dá início à Semana Farroupilha 2024
HOMEM É PRESO POR RECEPTAÇÃO NA RSC-453, EM BOA VISTA DO SUL
IDENTIFICADO HOMEM MORTO A TIROS NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES