Exposição propõe reflexão sobre o papel da mulher

‘Úteros – que corpo é esse?’. É com esse título-pergunta que a partir de 5 de agosto, a comunidade de Bento Gonçalves irá conhecer a mostra de Andressa Argenta. A artista plástica produziu uma série de gravuras em metal, denominada de gravura contemporânea, que respeita a essência tradicional da gravura, mas traz uma multiplicidade de elementos, técnicas e formatos diferentes, a partir de colagens, costuras, montagens, misturas de materiais e suportes.

O ponto de partida da artista plástica foi o corpo feminino, em especial o útero, que se traduziu em narrativas provocadoras. Nos recortes, Andressa traz questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, nas culturas e na história. E por meio dessa linha que se pode depreender múltiplas leituras que vão do âmbito fisiológico ao emocional, do político ao estético, criando uma relação sobre as questões de gênero e sexualidade.

Assim, “foi surgindo questões de violências (físicas, psicológicas, morais), questões sobre o aborto, o empoderamento, as problematizações sociais, políticas, religiosas e econômicas que tratam do corpo da mulher e fui adentrando esse corpo, até que cheguei no útero para falar de todos estes questionamentos”, reflete Andressa.

As narrativas propostas tecem questionamentos que provocaram a artista criar uma linha de pensamento transversal e de transgressão: “Sinto a necessidade de desconstruirmos algumas coisas para potencializar outras. Desconstruir este ‘não falar’ de algo que é tão comum, é cotidiano e tão reprimido/renegado”, conclui.

Andressa Argenta é bacharel e licenciada em Artes Visuais – Desenho e Plástica – pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultural, do Grupo de Pesquisa Momentos Específicos e do Grupo de Pesquisa Arte Impressa da mesma instituição.

Exposição Artística Úteros – Que Corpo é Esse? de Andressa Argenta
Período: de 8 de agosto a 2 de setembro de 2016
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Horário de visitação: das 8h às 11h45min e das 13h30min às 21h
Entrada gratuita

error: Conteúdo Protegido