De 4 a 31 de julho, a Casa das Artes recebe a mostra “Através de um lápis preto”. É com o lápis preto que a história de Julia Pasquali está sendo desenhada. Aos 13 anos, a garota irradia felicidade ao falar da sua primeira mostra. “Ia desenhando mais por brincadeira, nunca pensei que pudesse virar uma exposição”, conta.
Seu interesse pelo desenho começou há oito anos, quando ficou internada por 15 dias por conta de uma osteomielite. Para distraí-la do “pesado ambiente hospitalar”, as enfermeiras lhe traziam papel e lápis de cor. Após a alta, pediu aos pais que comprassem materiais para praticar em casa. Gostava de colorir e ensaiar os primeiros rabiscos com personagens de contos de fada e de histórias infantis. Com o passar do tempo, a frequência dos traços e a qualidade das criações foi evoluindo. Foi apenas no ano passado que o hobby passou a ser levado a sério.
O primeiro reconhecimento de sua arte surgiu quando dois desenhos seus – um pássaro e uma borboleta estilizados com notas musicais – foram escolhidos para estampar embalagens de presente da livraria Aquarela. Frequentadora do lugar, ela costumava comprar ali os adesivos que colecionava na infância e, à medida que o seu talento era lapidado, investia também nos apetrechos necessários para desenhar. Rosa Milani, uma das proprietárias, encantou-se com as ilustrações e teve a ideia de eternizá-las nos embrulhos.
Embora ainda seja nova para pensar os rumos profissionais, ela pretende seguir em alguma área que tenha afinidade com o desenho, como design ou arquitetura. “Eu me sinto muito bem desenhando, bem à vontade, bem solta”, comenta.
A exposição
As obras de Julia na Casa das Artes, Rua Henry Hugo Dreher, 127, bairro Planalto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45 e das 13h30 às 22h. A entrada é franca e a artista se encontrará na exposição nas terças, quintas e sextas-feiras das 15h às 20h.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor