A 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento realizado nesta terça-feira, 27 de junho, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, fez a apresentação da décima segunda edição do evento, que terá a seguinte programação: período de inscrições e coleta de amostras junto às vinícolas, de 28 de junho a 07 de julho; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 25 a 27 de julho, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; e divulgação dos produtos premiados, em jantar no dia 15 de setembro, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário, em Farroupilha.
Taffarel destaca que o concurso incentiva a produção de vinhos envasados, sendo que são avaliados produtos já disponíveis no mercado, o que constitui um dos diferenciais do concurso, e que a divulgação dos resultados estimula o consumo desses rótulos, apresentando-os a consumidores de diversas regiões do estado e do país. O mais importante, contudo, para o presidente da entidade, é a base de dados que o concurso reúne desde 2006, monitorando a evolução qualitativa dos produtos elaborados no município e incentivando a busca contínua pelo aprimoramento, o que reflete nas frequentes premiações que são conquistadas pelos vinhos e espumantes farroupilhenses em avaliações nacionais e internacionais todos os anos.
A Seleção de Vinhos, segundo pontua o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Ricardo Bicca Ferrari, ao buscar excelência e promover os produtos locais, fortalece o setor vitivinícola e a economia local, além de gerar estímulos e oportunidades para a permanência do jovem no interior. Para o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Francis Cesar Dobner Casali, o potencial acentuado dos produtos locais colabora significativamente para o posicionamento de Farroupilha no cenário enoturístico. “A Seleção de Vinhos atesta essa qualidade, é uma parceira do turismo farroupilhense”, ressalta. O prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves considera a importância cultural da Seleção de Vinhos, ao estar extremamente vinculada com a história local, que conduziu famílias farroupilhenses à plantação de uvas e à elaboração de vinhos, conferindo-lhes sustento e integrando o desenvolvimento do município.
Sobre o concurso
A Seleção de Vinhos de Farroupilha teve sua primeira edição em 2006 com o propósito de divulgar o potencial vitivinícola local e suas particularidades. O município é reconhecido hoje como o terceiro maior produtor vitivinícola do país e maior produtor brasileiro de uvas da variedade moscato (utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos).
Farroupilha é, também, a mais nova Indicação de Procedência de Vinhos Finos do Brasil. O certificado do registro da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, foi outorgado à Afavin em outubro de 2015 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e cerca de 300 mil litros de vinhos e espumantes com o selo da IP Farroupilha já foram disponibilizados ao mercado. Ainda em 2017, há previsão de que pelo menos mais 200 mil litros de produtos das vinícolas da Afavin apresentem-se ao consumidor com qualidade, tipicidade das uvas moscatéis e identidade certificadas. Essa evolução é, em grande parte, creditada aos trabalhos de monitoramento da qualidade iniciados com concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município.
As categorias do concurso compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado. Os produtos devem estar disponíveis ao mercado consumidor, à exceção da categoria vinho branco fino seco moscatel tranquilo, cujas amostras também podem ser a granel, em virtude do objetivo de destacar a condição do município de maior produtor de uva moscato do país, como ocorre desde a primeira edição do concurso.
São premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, com medalhas de ouro, prata e bronze. Há, ainda, uma distinção especial, a Moscatel Premium, conferida ao vinho e ao espumante moscatéis com maior pontuação no concurso. Somando-se as edições do concurso já realizadas, 1722 amostras foram avaliadas e 600 produtos receberam premiação, sendo 271 medalhas de ouro, 293 de prata, 8 de bronze, 8 menções honrosas e 20 distinções especiais Moscatel Premium.
As vinícolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, até 07 de julho, pelo telefone (54) 3261.6931, ou com a Afavin, pelo telefone (54) 8115.5612 ou e-mail: contato@vinhosdefarroupilha.com.br.
A promoção da 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Afavin em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Turismo e Cultura.
Fonte: Prefeitura de Farroupilha
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS