Exposição “A cena que não se vê…” ocorre na Casa das Artes em Bento

Imprevisibilidade, abstração, figuração, espontaneidade, cores fortes e alegres são as características da produção artística de Marcos Gomes.  “A cena que não se vê…”, título da mostra, inaugura sua exibição no dia 1º de dezembro na Galeria de Arte da Fundação Casa das Artes, às 19h30. A exposição segue até o dia 6 de janeiro de 2017.

Utilizando a técnica artística dripping (gotejamento), onde o artista respinga a tinta sobre suas imensas telas e deixa os pingos escorrerem formando traços harmoniosos, Gomes cria um processo próprio passeando entre a imagem abstrata e desenhos elaborados e definidos.

As obras trazem a proposta de provocar, com o uso das cores e formas, a percepção e a imaginação do público. “Isso gera perguntas e respostas como ‘Você viu uma borboleta?’, outras pessoas dizem: ‘Eu vi uma moto’, ‘É um beija-flor’, ‘São apenas rabiscos’. Essa interação estabelece uma canal de comunicação estético que cria um elo lúdico e, ao mesmo tempo, aproxima a pessoa do universo artístico”, enfatiza o artista.

Sobre o artista

Marcos Gomes nasceu na cidade de Ijuí/RS no ano de 1979, e iniciou seus estudos nas técnicas de pintura a óleo. Em 2006, mudou-se para a Bahia e sob a tutela de Sido de Almeida aperfeiçoou a sua técnica. Em 2009, retornando para o Rio Grande do Sul, iniciou a busca por novos estilos sob a instrução do artista lajeadense Silvio Farias utilizando as técnicas de pintura em óleo sobre tela a pincel, espatulado e aplicação de materiais diversos, bem como em paralelo, iniciou o estudo da história da arte, dos grandes mestres e técnicas de pintura em dripping, estilo pelo qual se apaixonou e se tornou o foco principal de sua obra.

Serviço:

O que: “A cena que não se vê…”, mostra artística de Marcos Gomes

Vernissage: 1º de dezembro, às 19h30min, na Fundação Casa das Artes

Período de visitação: de 2 de dezembro de 2016 a 06 de janeiro de 2017

Local: Galeria de Arte da Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves