Em sessão da 1ª Câmara da última terça-feira (19), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou o resultado de inspeção especial realizada na Prefeitura de Bento Gonçalves. Seguindo o voto do relator da inspeção, conselheiro substituto Alexandre Mariotti, a Corte decidiu que, frente às irregularidades encontradas pela equipe de auditoria do TCE-RS no Executivo Municipal, o ex-prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, terá de retornar aos cofres públicos a quantia de R$ 2.646.123,30.
O montante é referente a pagamento cuja contraprestação não restou comprovada, inconformidades em serviços terceirizados, taxa de administração em valor superior ao devido e prejuízos relacionados a obras. Além disso, o Tribunal impôs multa de R$ 1,5 mil ao gestor, valor máximo previsto em Lei Estadual, por inobservância das normas de administração financeira e orçamentária.
O TCE-RS recomendou ao atual prefeito que adote medidas para corrigir as inconformidades apontadas no relatório, que serão objeto de verificação em futura auditoria. As inadequações detectadas na inspeção especial serão consideradas na análise das contas referentes aos exercícios de 2011 e 2012 do Executivo Municipal.
A decisão não é definitiva, cabendo recurso ao Pleno do Tribunal em 30 dias a contar da publicação no Diário Eletrônico do TCE-RS.
Acesse aqui o voto e o relatório.
Fonte: TCE-RS
Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros encerra programação da 147ª Festa de Santo Antônio
Diocese de Caxias do Sul lança edital para projetos que queiram receber recursos da Campanha da Fraternidade 2025
ExpoBento na Mesa oferece oficinas para todos os paladares