Estado confirma falta de interessados em permuta de bens para construção do novo presídio de Bento

Durante evento de entrega de viaturas para a Brigada Militar da Serra gaúcha, em Caxias do Sul, o secretário de segurança pública do estado, Cezar Schirmer, concedeu entrevista coletiva e tratou de vários assuntos, entre eles a construção do novo presídio de Bento Gonçalves.

Conforme Schirmer a ideia inicial de permutar a área do atual presídio para que, em troca, alguma construtora realizasse as obras da nova casa prisional, não está mais em questão, pela falta de interesse de empresas por conta da alta avaliação da área por parte do estado, mas ainda há otimismo para que a questão seja resolvida e as obras iniciem ainda no primeiro trimestre de 2018.

“Nós tínhamos pensado inicialmente em trocar a área do atual presídio por um presídio novo presidiodebentoconstruído por empresas que se interessassem, mas não houve interesse devido a avaliação que o estado fez da área ser muito alta, então não foi possível a troca, o que seria mais rápido. Agora em janeiro vai sair um leilão permuta de algumas áreas do estado e com os recursos que vamos apurar a prioridade é iniciar a construção do presídio de Bento”.

Com relação a área de terra localizada na Linha Palmeiro, e que foi doada para o estado para a construção da nova casa, não há alterações, segundo Schirmer, “o local aparentemente é o mesmo, eu não visitei a área, mas parece que tem um custo alto para fazer a terraplanagem e as fundações, temos que avaliar isso, se realmente houver esse custo alto vamos examinar outras opções, mas até agora não há nenhuma razão pra tirar de onde está previsto”

IMG_7796Com o plano A fora de questão, o estado irá levar a leilão alguns imóveis para arrecadar a quantia necessária para a construção do presídio, entre os imóveis está a residência oficial do superintendente do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), que fica na Rua Herny Hugo Dreher, no corredor gastronômico do município, que está envolvido em polêmica por conta da Revisão do Plano Diretor, o que pode influenciar no preço final do terreno.

O atual Presídio Estadual de Bento Gonçalves fica na área Central de Bento Gonçalves e tem capacidade para 62 presos mas opera com superlotação. Já a nova casa prisional terá capacidade para 450 detentos no regime fechado e deve custar cerca de R$ 27 milhões.

error: Conteúdo Protegido