Em partida que encerrou a participação alviazul no Gauchão 2021, equipe de Bento Gonçalves foi superada pelo Internacional, neste sábado (24), pelo placar de 5 a 0. Foram duas temporadas seguidas na elite do futebol gaúcho – a possibilidade da terceira, porém, foi interrompida na noite deste sábado, dia 24.
Com a derrota por 5 a 0 para o Internacional e uma combinação de resultados desfavoráveis, Clube Esportivo irá disputar a Divisão de Acesso em 2022. Apesar da boa arrancada nos últimos jogos sob o comando de Gustavo Papa, a campanha irregular ao longo da competição acabou somando na reta final e decretando o rebaixamento.
Assim, o Esportivo encerra a competição na 11ª colocação, com 9 pontos conquistados. Em 11 jogos, foram duas vitórias, três empates e seis derrotas, com 9 gols pró e 18 contra.
Como foi o jogo
Primeiro tempo
Para encarar o Internacional, Gustavo Papa promoveu apenas uma mudança na equipe titular, em relação à escalação da última rodada: na zaga, saiu Sosa e entrou Rafael Dumas. Porém, logo aos 4 minutos, Rodinei cobrou falta da esquerda na cabeça de Zé Gabriel, que testou para o fundo do gol, abrindo o placar no Beira-Rio. Logo depois, o Esportivo teve uma boa chance na bola parada próximo à grande área, mas Michael cobrou nas mãos do arqueiro colorado.
Aos 18, após cobrança de Itaqui na área, Lucas Hulk subiu mais que a zaga e cabeceou, mas a bola saiu por cima do gol de Daniel. Momentos depois, Vini Martins avançou com a bola e arriscou de longe, mas chutou por cima da meta. Aos 25, foi a vez de Itaqui roubar a bola na direita e cruzar, mas Zé Gabriel se atirou e afastou a bola. Contudo, a defesa alviazul não foi capaz de conter o ímpeto colorado. Aos 32, cruzamento para Nonato, que soltou uma bomba e não deu chances para Anderson. Já aos 40, Yuri Alberto ampliou o marcador de pênalti, fechando o placar na primeira etapa.
Segundo tempo
Para tentar uma reação, Papa fez uma substituição no ataque: saiu Vini Martins e entrou Emerson. A melhor oportunidade alviazul na etapa final foi aos 14 minutos. Após cobrança de escanteio de Tardelli, a bola sobrou para William, que soltou uma bomba na entrada da área, mas a bola foi muito alta. Do outro lado, foi a vez do Inter chegar – e de forma efetiva. Rodinei cobrou falta na cabeça de Rodrigo Dourado, que balançou as redes pela quarta vez na partida. Minutos depois, Rodinei apareceu no meio da zaga e chutou sem chances de defesa para Anderson. Aos 36, Emerson tentou marcar o gol de honra com uma bomba de fora da área, mas Daniel fez bela defesa. Final: Internacional 5, Esportivo 0.
O Alviazul entrou em campo com Anderson, Itaqui, Júnior Alves, Rafael Dumas e Michael (Balbino); Lucas Hulk, Mateus Santana (Serafini) e Juninho Tardelli; Vini Martins (Emerson), William (Daniel Cruz) e Warlei.
A arbitragem foi conduzida por Jonathan Pinheiro, auxiliado por Artur Avelino Birk Preissler e Fabulo Oliveira Diniz – o quarto árbitro foi Rodrigo Brand Da Silva.
Sequência da temporada
Com o rebaixamento no Campeonato Gaúcho, resta ao Clube Esportivo a decisão sobre a participação no Brasileirão Série D – com início previsto no mês de junho. A avaliação e a programação para a sequência da temporada será divulgada pelo clube em breve.
Fotos: Kévin Sganzerla/CEBG
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal