Esportivo apresenta identidade visual renovada para unir a comunidade ao clube e de olho na geração de receitas

Estreitar vínculos com a comunidade e criar alternativas que permitam uma estabilidade financeira ao ponto de promover investimentos na equipe principal, para alcançar bons resultados, e assegurem a continuidade do forte trabalho com as categorias de base na formação de atletas.

Estes são os principais objetivos do Clube Esportivo Bento Gonçalves ao apresentar a renovação de sua identidade visual em encontro realizado na noite desta segunda-feira, 28 de março, no Jardin 520, em Bento Gonçalves. As mudanças vão do brasão do clube aos uniformes, e incluem o lançamento de produtos a serem comercializados junto à comunidade e visitantes.

“Além de estreitarmos nossos vínculos com a cidade, estamos trabalhando com uma meta que é indispensável para garantir o futuro do Clube Esportivo: encontrar alternativas que ajudem a fomentar receita. O aporte financeiro é indispensável para concretizar o que planejamos para o Esportivo e para que nosso querido Clube ocupe a posição de relevância e referência que merece. Criamos uma nova forma de apresentação para o Clube Esportivo que é a matriz de diversos subprodutos que certamente contribuirão para assegurar o aporte financeiro contínuo que precisamos”, disse o presidente do alviazul, Leocir Glowacki.

O lançamento do novo visual é um movimento importante para que o Clube Esportivo se torne cada vez mais atrativo também para os negócios, atraindo investidores e apoiadores de olho em um futuro glorioso e de muitas conquistas. “Hoje, compartilhamos com todos os primeiros resultados desse movimento. Esperamos que gostem. E que ergam conosco essa bandeira, que é a de buscar apoio financeiro para que o Clube Esportivo Bento Gonçalves continue nos presenteando com grandes alegrias. Juntos, somos Esportivo”, enfatizou.

Compartilhando o propósito do movimento, o diretor de marketing, Rafael Forati, destacou que a novidade é o ponto de partida para uma nova frente de atuação no clube, desta vez muito além dos limites dos gramados. “É uma forma de colocarmos o Tivo cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e, sobretudo, de conquistarmos os tão desejados e necessários recursos financeiros que precisamos para dar continuidade aos trabalhos do Esportivo”, disse.

O NOVO E O ANTIGO

A identidade visual do Clube Esportivo foi revitalizada pela Unt Intelligence Desig, de Bento Gonçalves e capitaneada por Marinangelo Alfredo e pelo designer e proifissional de marketing Fabiano Olbrisch, que também é professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e já desenhou logomarcas – entre outros projetos – para vários clubes de futebol do Brasil, inclusive com trabalhos desenvolvidos para o Sport Clube Internacional.

Fabiano contou que para chegar ao produto final, apresentado nnesta segunda, pensou no Esportivo de antigamente, com estádio no centro da cidade, e na realidade do clube desde que os jogos passaram para o novo Montanha dos Vinhedos.

“Muita gente deixou de assistir aos jogos, principalmente por causa da nova localização, entre outros fatores. E o público jovem não aprendeu a ter o Esportivo como motivo de orgulho. O que queremos é isso: trazer de volta para dentro do estádio o antigo torcedor alviazul e conquistar os mais jovens por meio de uma marca que seja atrativa, que transmita às pessoas a sensação de orgulho por levar no peito o escudo do time da cidade”, explicou Fabiano.

Outro argumento que ele utilizou foi o fato de Bento Gonçalves ser reconhecida em todo o Brasil como a Capital Nacional do Vinho. “As pessoas chegam em um determinado lugar, até em outros países, e quando dizem que são de Bento já falam que são da cidade do vinho. Mas não dizem que são da cidade do Esportivo, e é preciso que isso se torne mais constante, daí a ideia de associar a taça, em que se toma o vinho, ao time, e por isso o escudo ganhou o formato de uma taça estilizada”, detalhou Fabiano.

 O QUE ESTÁ CHEGANDO

– Dois novos escudos do Clube Esportivo Bento Gonçalves. Um tradicional, para os uniformes de jogo nas cores azul e branco com o nome do time ao centro, e outro vintage, com predominância da cor dourada e a a letra “E” reproduzindo logotipo utilizado antigamente pelo clube e que remete a uma folha de parreira, para ilustrar principalmente o material de divulgação e comercialização.

– Novo desenho das camisetas de jogos, com disposição das listras reconfiguradas mas com a manutenção das cores azul e branco.

– Produtos para serem comercializados com as novas logomarcas, em um segundo momento, como bonés, xícaras, camisetas, abrigos, entre outros.

– Espumantes para comercialização: Moscatel, com predominância do logotipo do Esportivo na cor prata no rótulo, e brut com logotipo dourado como rótulo.

– Vinho com rótulo personalizado-temático, e cervejas que já estão no mercado mas que ganharão rotulagem de acordo com a nova identidade visual do clube.

O QUE ELE DISSE:

Leocir Glowacki – Presidente do Clube Esportivo Bento Gonçalves

“Mais do que nunca, o Clube Esportivo passa a carregar Bento Gonçalves no peito. Literalmente. Estamos evidenciando o orgulho que é, para nós, termos Bento Gonçalves como nosso berço. E assumindo um compromisso de mostrar aos olhos do mundo do futebol, tudo aquilo que nossa cidade tem de melhor: o vinho, a cultura, o turismo”.

Rafael Forati – Diretor de Marketing

“Estamos iniciando um movimento de forma pioneira para um clube do interior, reproduzindo a tendência mundial de atuação dos grandes clubes, que trabalham suas marcas como um negócio rentável, gerador de recursos fora do campo para, então, investir cada vez mais em conquistas nos gramados. É isso que estamos propondo para o Esportivo: um movimento coletivo de engajamento ao clube para que, em breve, estejamos juntos comemorando grandes vitórias do clube”.

Fabiano Olbrisch – Designer e professor de Marketing na Universidade de Caxias do Sul

“O Esportivo, com essa nova identidade, passa a ser o único time do mundo que tem um brasão e sua logomarca ligando o vinho ao futebol. Nossas origens, a origem de Bento Gonçalves, está na imigração italiana e, com ela, a produção da uva e do vinho. É isso que estamos querendo resagatar e, ao mesmo tempo, fazer despertar no público mais jovem o orgulho por torcer pelo time da cidade”.

Texto: Exata Comunicação

Fotos: Ênio Bianchetti

 

 

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