A liberação para retorno às aulas por parte do Governo do Estado ainda deixa muitas dúvidas no retorno às aulas em escolas de Bento Gonçalves, principalmente pelo fato de que a bandeira vermelha, num primeiro momento, tem a vigência de apenas 10 dias.
A rede municipal de ensino já apresentou seu calendário de retorno, assim como também a estadual. As indefinições pairam sobre as escolas da rede particular e ensino superior.
Nesta quarta-feira, 28, o prefeito Diogo Siqueira, a secretária de Educação, Adriane Zorzi, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto apresentaram o cronograma para volta às aulas.
Na rede municipal, nesta quinta, 29, retorna a Educação Infantil. Já na segunda, 3, o Ensino Fundamental e Médio. Já na rede estadual, o retorno será gradativo a partir da segunda, 3. Nesta data voltam as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No dia 5 voltam 3º, 4º e 5º. No dia 10 voltam os alunos do 6º ao 9º ano e, no dia 12, Ensino Médio e Técnico.
Rede particular
Colégio Scalabriniano Medianeira:
28/04 – Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
29/04 – 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e contraturno
03/05 – 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental
04/05 – Ensino Médio
Colégio Marista Aparecida:
28/04 – Educação Infantil, 1º anos 112, 113 e 114 e 2º anos do Ensino Fundamental
29/04 – 1º ano 111
03/05 – demais turmas do Ensino Fundamental e Médio
Colégio Sagrado:
29/04 – Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
03/05 – Demais turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Colégio Cenecista:
03/05 – Educação Infantil ao Ensino Médio e contraturno
Ensino Superior
UCS Bento: Aguarda definições da Reitoria de Caxias do Sul
UNICNEC: Ainda não há definições a respeito do retorno às aulas presenciais
Conforme Decreto do Governo do Estado, o retorno dos alunos não é obrigatório e poderá ser definido pelos pais e responsáveis dos estudantes. Quem optar por seguir em casa deverá dar sequência às atividades propostas pelo modelo de ensino remoto. Em hipótese alguma os pais deverão levar os filhos para a escola com febre ou sintomas gripais.
As escolas deverão seguir as regras sanitárias estabelecidas em portaria conjunta das secretarias da Educação e da Saúde, além de observar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre classes, uso de materiais individuais e vedação de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.
Além da volta às aulas nas escolas regulares, estão permitidas aulas de cursos profissionalizantes, idiomas, artes, cultura e música. Aulas de esporte, dança e artes cênicas precisam seguir as regras das atividades de ensino e os protocolos de serviços de educação física e/ou clubes sociais, esportivos e similares. Os outros setores seguem com os protocolos já estabelecidos na bandeira vermelha.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Foto: Reprodução
Com audiências extras em pauta, Justiça do Trabalho gaúcha inicia participação na 14ª Semana Nacional da Execução Trabalhista
InovaBento traz palestra sobre estratégias para impulsionar negócios
Diocese de Caxias do Sul participa do 30º Encontro Estadual da Pastoral Carcerária, em São Leopoldo