Como maneira de acolher e fomentar a cultura escolar voltada à construção de projetos pedagógicos, em 2022, a SMED propôs a exploração da temática “Sustentabilidade”. No decorrer do ano, os projetos norteadores escolares foram (re)construídos e discutidos Bento Gonçalves e possibilitaram o desenvolvimento de práticas significativas, potencializaram aprendizagens e oportunizaram aos estudantes a atuação cidadã, ao contemplar, de modo geral, o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômica e social.
Produzir artesanalmente o sabão, aprender a fazer compostagem, economizar para comprar um produto, cuidar da horta, realizar experimentos de robótica, apresentar à comunidade atividades científicas e culturais, propor um brechó, participar de uma mostra externa, cuidar das emoções e reciclar foram algumas das ações propostas.
Para 2023, o enfoque temático “Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução” busca provocar as escolas a refletirem sobre a construção de espaços sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural. Tais espaços podem voltar-se ao ambiente próximo (a sala de aula, a casa, a rua, o bairro/distrito) ou almejar o amplo (cidade, planeta) e até o virtual, caracterizando-se pela atuação planejada, inovadora, inclusiva e em rede.
“Com esse enfoque, almeja-se dialogar ainda mais estreitamente com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer o protagonismo da educação escolar nas transformações rumo à sustentabilidade”, ressalta a secretária-adjunta Adriana Razia.
Vários educandários da rede pública de ensino já iniciaram os trabalhos. A EMI Doce Infância, por exemplo, começou o projeto nesta semana com o tema “Semeando atitudes sustentáveis e cultivando o bem-estar”, cujo objetivo é promover atitudes saudáveis que estimulem a sustentabilidade. A técnica de enfermagem da EMI, Graziela Kupp Atzler, desenvolve um trabalho voltado à saúde e ao bem-estar dos pequenos, proporcionando momentos semanais em que, de forma lúdica, trabalha as mais diversas questões relacionadas a hábitos saudáveis e autocuidado.
Já os alunos do Maternal 12 ouviram a história “O monstro das cores”, de Ana Liennes. Na ocasião, foram realizadas atividades lúdicas com material não estruturado de pintura e colagem para a construção do Termômetro das Emoções. A necessidade de saber identificar, reconhecer, entender e comunicar as emoções é muito importante para o processo de desenvolvimento saudável e integral das crianças que, desse modo, aprendem a se relacionarem melhor consigo mesmas e com os demais de maneira menos conflituosa.
O diretor Patric Bernardi destaca, ainda, que o projeto tem ações previstas como “atividades com materiais não estruturados e alternativos, técnicas de relaxamento, sacola feita com materiais ecológicos, arrecadação de tampinhas plásticas, brechó na escola (reuso de roupas) e o Dia D do Descarte (evento na Praça São Roque)”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED/EMI Doce Infância
PG
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