No último sábado, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena realizou a gincana alusiva aos 30 anos da instituição que contou com a presença de 500 pessoas. Equipe diretiva, professoras, funcionários, pais, alunos e moradores da comunidade marcaram presença no evento.
Desde agosto foram realizadas diversas ações como coleta de arrecadações de tampinhas, jornais, lacres, alimentos e produtos de limpeza para ajudar famílias carentes e atividades culturais com tarefas que resgataram a história do educandário (uniforme antigo, mascotes, bandeira e hino da escola), tendo sua culminância no dia 27.
De acordo com a diretora, Ana Cristina Bortolini, “foi um alegria e privilégio resgatar um pouco da história da nossa escola e reunir no dia da gincana as pessoas que fizeram parte dessa história e que leva essa história dentro de si, pois, desde a sua fundação, é um compromisso diário com a educação dos novos cidadãos do município e do mundo”.
Ainda Ana destaca que estar a frente da EMEF Santa Helena “é pensar em toda a organização da escola visando uma educação de qualidade, administrando o tempo e as necessidades que surgem no dia a dia do aprendizado e como ele reflete na formação civil do aluno”.
A EMEF Santa Helena iniciou suas atividades no dia 1º de março de 1998, no até então denominado Loteamento Santa Helena, em casa alugada na Rua Marcos Valduga, 415, com duas salas de aula onde eram atendidas a 1ª e 2ª série no turno da tarde e a 3ª e 4ª série no turno da manhã e possuía uma garagem que servia de secretaria e cozinha. Já no mês seguinte fez-se necessário alugar mais uma casa na mesma rua, no número 225, para atender mais uma turma da 1ª série, mais Jardim A e B. Sua primeira foi diretora foi a professora Nelci Piovesana Brandalise.
Atualmente, a escola é dirigida pela professora Ana Cristina Bortolini, tendo como vice-diretoras Carem Poletto Jacobs e Eunice Maria Felipetto da Cruz. Também fazem parte da equipe técnica os supervisores Marciela Gabana e Luis César Minozzo, e as orientadoras Iara de Fátima dos Santos Sanches e Cassiane Postal. O corpo docente é formado por 34 professoras e 11 funcionários, sendo 5 funcionários de apoio, e tem um quadro geral de 485 alunos.
O educandário desenvolve projetos como “Santa Helena: 30 anos educando com responsabilidade”, “De mãos dadas”, “Valores: melhores a cada dia”, “Pequeno Escritor”, “Mostra de Cinema”, “Alimentação Saudável”, “Olimpíada de Matemática”, entre ouros. Desde 2014, são realizados os Círculos Restaurativos como uma forma de construção da paz. No contra turno escolar há projetos esportivos relacionados ao Futsal, coordenado pelo professor Leonardo Prezzi, que conquistou o 3º lugar nos Jogos Estaduais do Rio Grande do Sul (JERGS), e com o Projeto Bento-Vôlei.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/EMEF Santa Helena
Grave acidente deixa feridos na ERS-122, em Antônio Prado
Vacaria: MPRS deflagra operação contra influenciadora digital que ganhava comissão para divulgar jogo do tigrinho
Guarda Civil Municipal prende quadrilha por furto qualificado de cabos subterrâneos em Bento Gonçalves