Equipe se reúne para planejar ações do Ano Vocacional do Brasil na Diocese de Caxias do Sul

Encontro teve a presença da coordenação da Pastoral Vocacional, da coordenação de Pastoral da Diocese, bem como dos representantes de congregações religiosas e dos institutos seculares, além da Pastoral da Educação

Na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, a equipe responsável por planejar as ações do 3º Ano Vocacional do Brasil, que inicia em 20 de novembro de 2022 e segue até 26 de novembro de 2023, esteve reunida para organizar o lançamento da proposta no âmbito da Diocese de Caxias do Sul. O encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, teve a presença da coordenação da Pastoral Vocacional, da coordenação de Pastoral da Diocese, bem como dos representantes de congregações religiosas e dos institutos seculares, além da Pastoral da Educação.

Depois do momento de oração inicial, o coordenador da Pastoral Vocacional, padre Marciano Guerra provocou os participantes para a temática: “Vocação: graça e missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, (cf. Lc 24,32-33), que iluminará o Ano Vocacional. Logo depois, cada um pôde partilhar sugestões para os primeiros passos, com olhar também para as ações que podem acontecer até o final de 2022 e as atividades para o próximo ano.

Ficou definida, portanto, a realização de uma coletiva de imprensa para expandir mais a temática e as ações propostas a partir de cada um dos objetivos. No dia 20 de novembro, quando a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei, às 17h, haverá um encontro com os representantes das pastorais, movimentos e equipes vocacionais, na Catholica Domus, e às 19h, na Catedral Diocesana, a Missa de abertura.

Ainda em 2022, a proposta do Ano Vocacional deverá ser trabalhada durante um encontro específico com as lideranças pastorais que atuam nas escolas de inspiração católica, bem como dos professores de ensino religioso. Como sugestão, foi apresentada a realização do Conselho Diocesano de Pastoral, em dezembro, tendo como tema e dinâmica de trabalho a organização do Ano Vocacional no âmbito das pastorais, movimentos, paróquias e comunidades.

De acordo com o padre Marciano Guerra, o primeiro encontro foi positivo e propositivo, como pede o Ano Vocacional do Brasil. “O grande objetivo de tudo é promover a cultura vocacional no ambiente eclesial, na família e na sociedade. Por isso queremos juntar forças para pensarmos um caminho conjunto, de comunhão e participação”, salienta.

O próximo encontro do grupo ficou agendado para o dia 04 de novembro.

Fonte: Diocese de Caxias do Sul

 

error: Conteúdo Protegido