Empossados 31 deputados gaúchos na Câmara Federal

Trinta e um Deputados Federais eleitos no Rio Grande do Sul em 2018, tomaram posse na manhã desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro. Eles vão representar o Estado na Câmara dos Deputados, com mandato vigente até 2022.

Com cinco candidatos eleitos, o PT terá o maior número de representantes. O PP e o MDB ficaram em segundo lugar em número de cadeiras conquistadas, com quatro cada um. PDT e PSL ficaram com três cadeiras cada. A reportagem da Rádio Difusora conversou com alguns parlamentares.

O deputado Afonso Hamm (PP), que atua em defesa do setor vitivinícola, e que já presidiu a Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados da Câmara dos Deputados está no quarto mandato e disse que a sua principal proposta é a intensificação da atividade econômica.

Devemos atravessar algumas adversidades que é a atividade econômica que precisa ser intensificada no país. Temas importantes como as reformas políticas, estruturais, reforma da previdência, reforma tributária, temas que tratam da vida das pessoas, isso é fundamental“, disse.

Assumindo o quinto mandato, o deputado Pompeo de Mattos (PDT) atual presidente do partido no RS e conhecido pela utilização da pilcha gaucha em sua atuação, lamentou a tragédia em Brumadinho e disse que as barragens não podem ser construídas para matar pessoas.

Foi Mariana e agora Brumadinho, então a gente quer se solidarizar com o povo mineiro, como gaúcho que sou. Nós temos que lutar nessa casa por essa questão das barragens. Não dá pra aceitar. Não tem sentido tu fazer uma barragem para matar pessoas. Tem que fazer para melhorar a vida, gerar energia, riqueza, produzir, para melhorar o país, mas não para matar e sucumbir comunidades como foi em Mariana e agora Brumadinho“, lamenta.

Pedro Westphalen (PP), que esteve como Secretário de Transportes do governo Sartori, atuou em defesa da reestruturação de rodovias como a ERS-431 e até no restauro da ERS-444, no Vale dos Vinhedos, destacou que sua bandeira será a saúde e que o momento é de transformação.

Minha bandeira de vida sempre foi a saúde. Venho para o parlamento com novos desafios e como médico quero fazer um trabalho muito forte. A saúde em quatro pilares: acessibilidade do paciente, qualidade desse acesso, a gestão e o financiamento. Vamos ter muito trabalho aqui, mas vai ser um momento de transformação“, projeta.

Em seu terceiro mandato como Deputado Federal, mas primeiro pelo Partido da República (PR), Giovani Cherini, que já destinou algumas emendas parlamentares para Bento Gonçalves, inclusive para o Hospital Tacchini, recordou quando foi expulso do PDT por ter votado a favor do impeachment e disse estar preparado para mais um mandato.

Em 2016 fui expulso do PDT porquê votei a favor do impeachment e agora o povo me entendeu mais ainda, de que eu estava no caminho certo. Sempre me preparei muito para estar aqui e continuo me preparando. Tudo para fazer um grande mandato aqui no parlamento. Então os gaúchos podem ter certeza que não vamos envergonhar ninguém aqui nesta casa“, ressaltou.

Já o deputado Marcon que também já destinou valores para o Tacchini e assume o terceiro mandato pelo PT, disse que sua principal pauta é a democracia e os direitos humanos. Ele destacou que é contra a Reforma da Previdência.

Nossa prioridade e do PT é defender a democracia e os direitos humanos. Somos contra a reforma da previdência e entendemos que a primeira reforma é fazer os empresários pagarem, quem deve tem que pagar, não são os trabalhadores que tem que pagar essa conta. Meu voto é contra a reforma da previdência“, finaliza.

Os 31 eleitos são filiados a 14 partidos diferentes. A lista tem 19 reeleitos. Os deputados Onyx Lorenzoni (DEM), Covatti Filho (PP), e Osmar Terra (MDB), foram empossados em virtude de um ato protocolar, mas, seus suplentes tocarão os mandatos, já que assumiram outras funções sejam elas nos Governos Federal ou Estadual. A composição da nova mesa diretora será conhecida através de votação a partir das 18h.

(Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora)

error: Conteúdo Protegido