O domingo (15) foi especial e de emoção na Paróquia São Francisco de Assis em Monte Belo do Sul, com a realização da ordenação diaconal dos seminaristas Daniel D’Agnoluzzo Zatti, Elton Marcelo Aristides e Mateus Boldori.
A celebração foi comandada pelo bispo Dom Alessandro Ruffinoni, com a participação de padres da Diocese de Caxias do Sul.
Caravanas de Caxias do Sul, Nova Araçá e Bento Gonçalves, naturalidades dos jovens que passaram a tornarem-se Diáconos, marcaram presenças e lotaram a Paróquia de Monte Belo do Sul.
O lema escolhido pelos jovens foi: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.” (Jo 15,12). O Diaconato é a primeira etapa para no final do ano definitivamente serem padres. São 74 paróquias na Diocese de Caxias, com 108 padres no total.
Conheça a caminhada vocacional destes jovens:
Daniel D’Agnoluzzo Zatti: nasceu em Caxias do Sul, no dia 10 de novembro de 1987. Em 2005, aos 17 anos, iniciou os estudos no curso de Engenharia Química na UFRGS, em Porto Alegre. Em 2009 residiu por sete meses em Londres e, segundo ele, foi nesse momento que, lendo o livro Confissões, de Santo Agostinho, houve a grande motivação que o inspirou na decisão de ingressar no seminário. Concluiu Engenharia Química em 2011, ano que ingressou no Seminário Maior São Lucas, em Porto Alegre-RS, onde residiu até o ano passado. Em 2016 ele realiza o Ano Pastoral na Paróquia São Roque, em Bento Gonçalves.
Elton Marcelo Aristides: nasceu no dia 11 de março de 1986, em Bento Gonçalves. Desde os cinco anos de idade, começou a afirmar que desejava ser padre. Durante a sua infância auxiliou na paróquia Santo Antônio, na sua cidade natal, como coroinha e, durante 10 anos, como catequista da etapa da Crisma.
No ano de 2005, iniciou os estudos na faculdade de Jornalismo na UCS. Quatro anos depois, ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias, quando também iniciou os estudos da Filosofia. Em 2013 concluiu uma pós-graduação em Meios de Comunicação e Cultura, pela PUC de São Paulo. No ano passado, formou-se em Teologia pela PUC do Rio Grande do Sul. Em novembro de 2015, ele recebeu a missão de auxiliar a Diocese como assessor de imprensa.
Desde fevereiro, realizou o Ano Pastoral na Paróquia Santos Apóstolos, em Caxias.
Mateus Boldori: nasceu em 18 de abril de 1990, em Nova Araçá. Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida no ano de 2005 onde realizou os estudos do Ensino Médio. Em 2008 residiu no Seminário Propedêutico, então situado no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.
Em 2009 iniciou os estudos da Filosofia, residindo no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul. A última etapa da formação começou no ano de 2012, no Seminário Maior São Lucas, quando cursou a faculdade de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Desde o início de 2016 realiza o Ano Pastoral na Paróquia Santa Fé, em Caxias do Sul.
Quais são as funções do diácono?
É próprio do diácono a realização do sacramento do Batismo. Além disso, cabe a ele distribuir a Eucaristia, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo em nome da Igreja, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e encorajar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, presidir aos ritos do funeral e da sepultura.
Veja mais fotos:
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Identificada vítima de homicídio em Veranópolis
Via Atacadista inaugura mais uma loja em Caxias do Sul na próxima semana
Morre Cid Moreira, ícone do telejornalismo brasileiro, aos 97 anos