Foi sob forte protesto a aprovação do Projeto de Lei que altera o percentual de contribuição da alíquota do FAPSBENTO (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal) de 20% para 14%. Em sessão ordinária bastante tumultuada – que chegou a ser suspensa em dado momento – na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves o projeto teve aprovação por maioria de votos, com quatro votos contrários, dos parlamentares Moacir Camerini (PDT), Agostinho Petroli (MDB), Élvio de Lima (MDB), e Gustavo Sperotto (DEM).
Durante a discussão do projeto, o vereador líder de governo na Câmara, Anderson Zanela (PSD), por diversas vezes teve a palavra interrompida pelos servidores que assistiam a sessão, e empunhavam cartazes de protesto contra o projeto, tendo o tempo disponível restabelecido. O assunto foi um dos pleitos levado pelos servidores em recente manifestação no centro da cidade.
Durante a última semana o Poder Público, divulgou nota e um dos trechos mencionou a alteração:
Sobre o passivo atuarial:
1- A nova alíquota para equacionamento do déficit atuarial foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho do FAPSBENTO, realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves e segue determinação de Portaria Federal.
2- O Passivo atuarial se refere ao período de março de 1990, quando o Município criou o regime próprio de Previdência Social, até junho de 1999.
Além do projeto, outras matérias estiveram em votação, mas ficaram em segundo plano. Foram aprovadas duas liberações de crédito, a primeira para a ampliação de meta do Contrato de Repasse do Programa Esporte e Grandes Eventos Esportivos, no valor de R$ 98.154,10, e outra no valor de R$ 95.000,00, para a manutenção de publicações oficiais e institucionais do Município, ambos aprovados por unanimidade.
Foi aprovado ainda o projeto que concede Portaria de Louvor e Agradecimento à Câmara de Dirigentes Lojistas, pela passagem dos seus 50 anos de atuação, e a moção que pede apoio à Polícia Civil, para que agregar mais efetivos à sociedade, os candidatos que passaram em concurso , assim como os excedentes. A única matéria rejeitada, foi um requerimento de autoria do vereador Moacir Camerini (PDT) que pede a ratificação da ata do dia 24 de junho de 2019.
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO HUMAITÁ, EM BENTO GONÇALVES