Em clima de civismo, Bento Gonçalves abre a ‘Semana da Pátria 2016’

Foi aberta oficialmente na manhã desta quinta, 1º de setembro, a Semana da Pátria 2016 em Bento Gonçalves. A solenidade de abertura ocorreu em frente à Prefeitura, na Via Del Vino e contou com autoridades, integrantes do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCom) e com alunos de escolas municipais. O principal momento do evento foi a chegada do fogo simbólico. A chama estava no 6º BCom desde o dia 26 de agosto, e foi conduzida até o centro de Bento por um grupo de atletas do maratonista Gregório Lavandoski e por militares do Exército. O fogo ficará no local até o encerramento da Semana da Pátria, no dia 7. Até lá, todos os dias haverá sessões cívicas para hasteamento e arreamento da bandeira, com presença de escolas e entidades.

A secretária municipal da Educação, Ieda Luchese Gava, acredita que o momento no Brasil é de reflexão. “Temos que homenagear nossa Pátria, mas, acima de tudo, refletir sobre o País, sobre o que vem acontecendo de ruim e tudo o que temos de bom”, ensina. “Precisamos exaltar um Brasil lindo, com um povo hospitaleiro e com um futuro cheio de coisas boas”, completa a secretária.

POR UM PAÍS MELHOR – Ieda Gava explica que o civismo é passado para os alunos da rede municipal de forma lúdica, buscando a formação de cidadãos conscientes. “Nosso objetivo é cultuar o amor por nosso País e, por isso, levamos essa discussão para dentro da sala de aula, incentivando o olhar crítico e a participação dos alunos no crescimento do Brasil”, conta ela, acrescentando que todos têm direitos e deveres. “Nosso dever é lutar por um País melhor”, conclui.

O comandante do 6º BCom, tenente-coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra, ressalta a importância das demonstrações de civismo. “É com grande alegria podemos comemorar mais um ano da Independência, da capacidade dessa grande nação de poder determinar seu futuro e construir seu presente”, resume o comandante. Sobre a participação ativa do 6º BCom na vida da comunidade, Guerra acredita que este é o papel das Forças Armadas. “O Exército é uma entidade secular que representa o povo brasileiro, que faz parte da sociedade e que não trabalha separadamente. Somos o braço forte e a mão amiga do País, estando presente em todos os momentos da história, sejam eles difíceis ou alegres”, diz. “O Brasil é um país jovem, então é natural que passemos por períodos de amadurecimento, de construção e de fortalecimento das instituições. É um processo que vamos, com certeza, superar dentro da constitucionalidade, cumprindo nossos deveres de cidadãos, para construirmos um país melhor.”

PRACINHA – A Semana da Pátria 2016 tem como tema local ‘Ética e Cidadania: Atitudes que transformam’. Este ano, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, Francisco Pertile, será o homenageado.

Clique nas fotos para ampliar:

 

error: Conteúdo Protegido