Professores da disciplina de Ensino Religioso da rede municipal e estadual de ensino participaram do primeiro encontro de formação realizado pelo Conselho de Ensino Religioso (CONER), seccional da 16ª CRE, na última terça-feira, 14.
Na ocasião, foram apresentados o Estatuto do Conselho de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul e o primeiro dos cinco eixos que compõem o currículo da matéria “Culturas e Tradições Religiosas”.
Inicialmente, o Padre Vitor Cittolin apresentou os membros do CONER de Bento Gonçalves aos professores. A secretária Municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, e a representante da 16ª CRE, professora Margarete Bottega Tomazini, também participaram do encontro.
A professora Janete Cavalcante, integrante do CONER de Porto Alegre, abordou os conteúdos do primeiro eixo do currículo do Ensino Religioso, com base no Parâmetro Curricular de Ensino Religioso (PCNER): a idéia do Transcendente; a função da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos; a função política das ideologias religiosas e as determinações da tradição religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo.
Ao longo do ano estão previstos mais quatro encontros do Conselho, totalizando carga horária de 40h, com datas previstas para os meses de maio, junho, agosto e outubro.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social
Foto: Cibele/ SMED
Com quase 200 trabalhos inscritos, Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS valoriza a ciência
Educação Financeira na Escola Caminhos do Saber aproxima alunos da realidade econômica em Cotiporã
Livro “Bento Gonçalves – A Cidade da Gente” conta com a participação dos alunos da EMEF Princesa Isabel