DMT participa do 1º Encontro de Educação para o Trânsito de Caxias

O Coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, Gilberto Rosa, a Coordenadora de Serviços Públicos, Fabiane Capellaro e os agentes de trânsito, Dênis Jarbas Maria e Luis Felipe Cainelli Ferreira estão participando do 1º Encontro de Educação para o Trânsito de Caxias do Sul que traz como tema “A Educação e a Psicologia fazem a Diferença no Trânsito”, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Escola Pública de Trânsito.

Dentre os assuntos abordados, foram explanados a publicidade como ferramenta educativa; educação no trânsito como peça para a mudança de comportamento; o papel das ONG’s na educação para o trânsito; o papel do professor/instrutor na formação do futuro condutor; avaliação psicológica como obrigação legal; medo ou fobia para dirigir: como superar; e o papel da psicologia no trânsito.

De acordo com a proposta do seminário, o trânsito transformou-se em uma questão de saúde pública. O número de vítimas de ocorrências em acidentes em avenidas e estradas, já supera o de diversas doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) morrem em média 3,4 mil pessoas por dia em todo o mundo, e devido a isso, a organização lançou um plano de ação que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, de 2011 a 2020.

Com esse pensamento, o encontro trata sobre a humanização do trânsito se referindo à inserção do homem e do aluno em uma sociedade que ruma para o coletivo, que valoriza o conceito de gentileza e educação e que exige mudanças de comportamento na convivência com um grupo de pessoas. A educação para o trânsito tem por objetivo formar multiplicadores, condutas e não comportamentos, inspirar uma visão crítica, construir capacidade de discernimento, criar cidadãos e humanizar o trânsito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ DMT

error: Conteúdo Protegido