Mais de 170 pessoas participam até esta quinta-feira, 24, do 25º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão da Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), no Hotel Vestena, em Canela. A Rádio Difusora 890 está representada com o jornalista e radialista Felipe Machado. Desde a noite de terça-feira, 22, painéis abordam temas como integração, política, tecnologia e diálogo com o Poder Público.
Paralelamente ao evento, acontece uma feira de equipamentos com as últimas tecnologias a serem empregadas nas emissoras. O presidente do Congresso é Pedro Germano, com o anfitrião e presidente da Agert, Roberto Cervo, o Melão.
Uma das pautas que ainda tem gerado debate é a migração do canal AM para o FM, desde 2013, quando no Dia do Radialista, em 7 de novembro daquele ano, foi assinado o Decreto nº 8.139/13, de autoria na época da então presidente Dilma Rousseff.
A migração teve como objetivo o fortalecimento do setor de radiodifusão e das pequenas emissoras de rádio prejudicadas pelo aumento das interferências e ruídos, especialmente nas áreas urbanas. A mudança de serviço possibilitou uma melhor qualidade de áudio e transmissão, além de viabilizar a veiculação da programação no celular, com o imediato incremento de audiência e faturamento.
Segundo dados apresentados pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) no Congresso, 1755 pedidos foram efetuados, com 772 migrações que já aconteceram no País. Ainda constam 86 processos arquivados e/ou desistências, bem como 274 casos em análise.
Finalização:
Para encerrar o processo de migração dos serviços ainda é necessária a redestinação dos canais 5 e 6 de televisão para o serviço de rádio FM, que por questões normativas técnicas, encontra-se atrelado ao processo de desligamento do sinal analógico de televisão.
O prazo final para a digitalização da televisão em todo o Brasil foi estendido e está previsto tão somente para o ano de 2023, previsão para o término do processo de desligamento do sinal analógico da televisão brasileira e consequente disponibilização da faixa 5 e 6 para o uso em FM (‘Faixa Estendida’).
Programação
Após a solenidade de abertura na noite da terça-feira, 22, o primeiro dia do evento nesta quarta teve pela manhã a palestra com Marcelo Leite, do Grupo RBS, com o tema Marketing + Comercial: a interação que gera resultado. O segundo momento foi com o comentarista da Globo News, João Borges, sobre o cenário político e econômico.
No turno da tarde, aconteceu à palestra de Fabio Wajngarten, secretário de comunicação da Presidência da República. Um painel com representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abordou entre outros temas, a migração, a flexibilização da voz do Brasil, entre outras pautas.
Por fim, foi à vez de Juan Pablo Boeira expor sobre Business Intelligence encerrando as falas do dia.
Veja a programação desta quinta-feira:
Fonte: Felipe Machado – direto de Canela – Central de Jornalismo da Difusora
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS