Este ano o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Cultura, decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. No âmbito federal, a mesma data se comemora desde 1998. Tal iniciativa se baseia no fato de que a data de 17 de agosto de 1898 marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão criado em 1937 para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro.
O Estado do Rio Grande do Sul, que apresenta uma grande diversidade cultural, tem desenvolvido ações de proteção do seu patrimônio cultural desde o ano de 1954, quando foi oficialmente criada a Divisão de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE.
A oficialização do Dia do Patrimônio, no âmbito estadual, é uma iniciativa de grande importância e representatividade e que demonstra o papel fundamental da cultura na formação de um Estado onde a cultura é um forte instrumento de desenvolvimento social e econômico. Sendo assim, o Museu do Imigrante elaborou uma programação para a data:
Atividade 1
Oficina de Educação Patrimônio – Arqueólogo por um dia: escavação simulada
Dia: 13 de agosto
Horário: 08h30 às 11h30 – 13h30 às 16h30
Local: Fundação Casa das Artes / Museu do Imigrante
Ministrante: Arqueólogo Dr. Sérgio Celio Klamt
A oficina contará com duas etapas, na primeira será realizada uma conversa com arqueólogo sobre Pré-história do RS e região de Bento Gonçalves. Na segunda etapa, ocorrerá a atividade prática com escavação simulada. A atividade será oferecida para estudantes do 4º ano do ensino fundamental e integra a programação da Semana do Dia Estadual do Patrimônio organizada pelo Museu do Imigrante.
Atividade 2
Café com Memórias – Histórias da Igreja Metodista em Bento Gonçalves
Dia: 17 de agosto
Horário: 09h30-12h00
Local: Fundação Casa das Artes/ Museu do Imigrante
A décima edição do Café com Memória será realizada no dia 17 de agosto e terá como temática a trajetória histórica da Igreja Metodista em Bento Gonçalves. Segunda congregação metodista do Rio Grande do Sul, em 1887, a Igreja de Bento Gonçalves fixa, no berço da colônia italiana, o primeiro templo metodista em terras gaúchas, em 1889.
Vania Kratz e Vicente Martins Dalla Chiesa serão os convidados para compartilhar aspectos sociais e histórias sobre a Igreja Metodista. A atividade é organizada pelo Museu do Imigrante em parceria com a Associação Museu do Imigrante, aberta ao pública e gratuita. A ação integra a programação da Semana do Dia Estadual do Patrimônio organizada pelo Museu do Imigrante. Mais informações pelo telefone (54) 3451-1773 ou pelo e-mail: museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br
Fonte: Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bento
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS