DEZ MIL AGRICULTORES PROTESTAM NO ESTADO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Dez mil agricultores participaram de manifestações no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 16, em Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Ijuí e Passo Fundo, para dizer não à reforma da Previdência Social, que quer ampliar e unificar para 65 anos a idade de aposentadoria no Brasil. Hoje, tanto para rurais como urbanos, ela é de 55 anos de idade para a mulher e 60 anos para o homem.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, com área de extensão em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, lotou um ônibus e compareceu em Caxias do Sul, nas manifestações, somando-se a regional Serra da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul), liderado pela presidente Inês Fagherazzi Bianchetti. “Queremos a conscientização que o nosso agricultor não pode perder os seus direitos, querem acabar com a questão da aposentadoria”, comentou.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, que esteve na abertura das manifestações em Santa Maria e no encerramento em Ijuí, avaliou os cinco atos como extremamente positivos, já que aumentou a consciência do agricultor quanto aos seus direitos e que eles necessitam ir para a rua e lutar. Além disso, conscientizar a população urbana da importância da agricultura familiar. “A cidade sem agricultor não sobrevive e o campo sem as cidades para comprar os alimentos também não. Todos dependemos uns dos outros”, justificou.

13407022_1256525931053746_3786727869586609631_nAs lideranças da Fetag entregaram nas cinco Gerências Executivas do INSS (Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí e Pelotas) um documento que contém a importância da agricultura familiar e de sua aposentadoria para a manutenção das famílias no meio rural. E em agências da CEF foi solicitada a retomada dos programas habitacionais.

A Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura) puxou a manifestação nacional, que atingiu 100 mil pessoas em todo o Brasil, inclusive no Distrito Federal, onde 40 lideranças da delegação gaúcha, participaram da 2ª Plenária Nacional da Terceira Idade, ocupando o Ministério da Previdência Social. As mobilizações ainda bateram contra a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a paralisia do Programa de Habitação Rural.

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Fetag

error: Conteúdo Protegido