Diante do grande número de notícias falsas que circulam pela internet e são rapidamente disseminadas por mensagens de WhatsApp, e-mail e outros meios, o DetranRS destaca cinco fake news e golpes mais comuns envolvendo a Autarquia para alertar a população. Confira:
1- Links que anunciam o programa CNH Social no Rio Grande do Sul: não há nova edição do programa aberta e nem previsão de reabertura do programa no estado. Caso o programa seja reeditado, a divulgação se dará de forma ampla pelos canais oficiais do DetranRS.
2- Possibilidade de “compra” da CNH, sem passar pelo processo de habilitação: golpistas dizem que têm acesso a sistemas do DetranRS e anunciam nas redes sociais a venda da CNH mediante o pagamento de um valor de entrada. Trata-se de estelionato, pois o “vendedor” não tem como cumprir com o que prometeu, visto que o processo de habilitação é rígido e fracionado para evitar fraudes e só pode ser realizado por meio de um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado.
3- Sites e e-mails fake: há sites parecidos com o do DetranRS e e-mails com o logotipo da Autarquia que oferecem links para pagamento de multas, geração de boletos e outras informações. Através desses canais, golpistas podem roubar os dados na hora do login e ainda induzir ao pagamento de multas e taxas fictícias. O DetranRS não envia esse tipo de e-mail. A recomendação é sempre conferir se a URL do site é mesmo a do DetranRS – http://www.detran.rs.gov.br – e, na dúvida, nunca fornecer informações pessoais. A Central de Serviços da Autarquia utiliza o login de segurança do portal gov.br.
4- Notícias falsas sobre a suspensão das provas de habilitação e sobre a impossibilidade de renovar a CNH: o DetranRS reforça que os exames de habilitação seguem acontecendo, apenas com restrições de vagas em razão dos protocolos sanitários relativos à pandemia. Já em relação às renovações de CNH, essas podem ser realizadas normalmente em qualquer CFC, em que pese o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tenha suspendido a obrigatoriedade da renovação de carteiras que estejam vencidas desde 1º de março do ano passado.
5- Falsos leilões: o DetranRS não utiliza perfis/páginas de redes sociais, tampouco aplicativos de mensagens, para ofertar veículos de leilões. A Autarquia também reforça que nenhum Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do RS se envolve em processos de leilões, oferecendo exclusivamente serviços relativos a registro de veículos. Por isso, o DetranRS orienta o cidadão a sempre conferir no site oficial o calendário e os editais de leilões e a desconfiar de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final “.br”). A Autarquia também orienta a nunca negociar veículos diretamente com alguém que se diz vinculado ao DetranRS e a não fazer transferências bancárias. Os leilões do DetranRS acontecem tão somente por meio do site de leiloeiros oficiais, e o pagamento do valor de arremate se dá por meio de guia de arrecadação própria (GAD-L), quitada na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será conforme instruções do mesmo (detalhadas sempre no item 9.4 do Edital).
Caso o cidadão fique em dúvida sobre informações relativas ao DetranRS ou tenha denúncias a fazer, a Autarquia orienta a acessar os canais oficiais do órgão, especialmente através do “Fale com o DetranRS”, no botão laranja do site www.detran.rs.gov.br.
Fonte: DetranRS
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS