As reações positivas em novembro e dezembro não foram suficientes para a indústria gaúcha reverter as perdas no decorrer de 2016. Conforme pesquisa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), divulgada nesta segunda-feira, o Índice de Desempenho Industrial (IDI/RS) encerrou o ano com 5,9% de retração. “A atividade industrial recuou a patamares do ano 2000. O cenário segue desafiador mas, mesmo assim, as perspectivas para 2017 são mais positivas”, afirma o presidente da entidade, Heitor José Müller, destacando que serão necessários anos consecutivos de crescimento para a recuperação do setor.
Conforme a pesquisa da FIERGS, foi o terceiro ano de resultado negativo com perdas totais de 18,4% no período. De acordo com Müller, diante da queda acumulada, um modesto crescimento é aguardado para 2017. “A demanda deverá continuar restrita, mas o ambiente econômico pode ser beneficiado com uma melhora do quadro fiscal, redução da inflação, dos juros e reformas estruturais”, afirma o presidente da FIERGS.
No acumulado de 2016, o faturamento real caiu -10,4%, a massa salarial -7,7%, o emprego -7,2%, as compras industriais -5,6%, as horas trabalhadas na produção -5,3% e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) -0,5%.
No ano que passou, as maiores influências negativas foram registradas na atividade metalmecânica nos segmentos de montagem de veículos (-12,3%), máquinas e equipamentos (-9,3%) e produtos de metal (-8,9%). Também contribuíram as indústrias de móveis (-12,0%), tabaco (-8,04) e alimentos (-2,5%).
Dezembro – Em relação a dezembro o IDI/RS aumentou 0,2%, na comparação com novembro – feito o ajuste sazonal. Contribuiu para a reação do indicador as horas trabalhadas na produção (+1,4%), a massa salarial (+0,6%) e o faturamento real (+0,3%). O emprego ficou estável, enquanto as compras industriais (-1,9%) e a UCI (-0,5%) retraíram.
Fonte: FIERGS
Eventos esportivos movimentam segundo final de semana do FestiQueijo, em Carlos Barbosa
Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix
UCS vai implantar microvinícola em parceria com prefeitura de Flores da Cunha