Desafio Inspira Tech destaca projeto gaúcho em primeiro lugar

Nada menos que 498 equipes do todo o Brasil se inscreveram gratuitamente para participar da competição

Como remover a serigrafia desperdiçando a menor quantidade de material plástico possível, menor custo de mão de obra e com segurança? A frase que para muitos pode ser complicada foi, na verdade, o ponto de partida de um projeto que rendeu à equipe Reseplast, do Senai Guaporé, o primeiro lugar do Desafio Inspira Tech. Realizado em nível nacional pelo Sebrae e pelo Ministério da Educação (MEC), com execução da edtech Inovenow, a iniciativa tem por objetivo reconhecer e valorizar novos modelos de negócios inovadores na temática da Economia 4.0, nos setores do agronegócio, indústria ou serviços. Os vencedores foram conhecidos no último dia 16/02, durante a grande final de apresentação de pitches, realizada em Brasília (DF)

“É o resumo de todo o nosso trabalho de quase um ano, e daqui para frente queremos fundar a startup para poder levar o negócio à frente”, comemora a estudante Lissara Menezes Rosa. Segundo ela, o projeto teve início ainda em março de 2022, com o objetivo de colaborar com a empresa Zandei, também de Guaporé. “Percebemos que eles ainda recortavam as falhas da serigrafia com estiletes, então perguntamos se existia algo e eles falaram que não. Assim surgiu a ideia de fazer um processo que removesse a serigrafia dos frascos plásticos, após muitos testes chegamos nesse resultado da removedora”, explica.

Cada equipe foi formada por três a cinco estudantes, acompanhados por um professor/mentor. A equipe gaúcha foi formada ainda pelos alunos Alex Junior da Costa, Eduardo Cristófoli e Maria Luísa Nunes. Todas foram premiadas com uma viagem para participarem de visitas técnicas a centros de referência em inovação e tecnologia, em São Paulo, com todas as despesas pagas. A missão está marcada para os dias 20 a 24 de março. “A competição é uma forma de gerar reconhecimento aos alunos estimulando cada vez mais o seu protagonismo na resolução de problemas reais”, destaca a especialista em educação Sebrae RS, Roselaine Moraes.

Ao longo de seis meses, os participantes tiveram uma imersão on-line com mentorias e palestras para a modelagem de negócios e criação de pitches, totalizando 14 horas de capacitação e mais de 350 mentorias. Nada menos que 498 equipes de todo o Brasil inscreveram-se gratuitamente para participar da competição. As atividades foram realizadas no SebraeLab, localizado no Parque Tecnológico BIOTIC, na Granja do Torto (DF).

“Esse reconhecimento mostra a importância do Senai como instituição de educação profissional, preparando o aluno para os desafios que ele vai encontrar no mundo do trabalho, bem como estimula a criatividade e desenvolve o trabalho em equipe, representando o nosso alinhamento junto às indústrias e a Economia 4.0”, destaca o professor de Educação Profissional da instituição, Adriano Censi.

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial / Assessoria de Imprensa Sebrae RS

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido