Nada menos que 498 equipes do todo o Brasil se inscreveram gratuitamente para participar da competição
Como remover a serigrafia desperdiçando a menor quantidade de material plástico possível, menor custo de mão de obra e com segurança? A frase que para muitos pode ser complicada foi, na verdade, o ponto de partida de um projeto que rendeu à equipe Reseplast, do Senai Guaporé, o primeiro lugar do Desafio Inspira Tech. Realizado em nível nacional pelo Sebrae e pelo Ministério da Educação (MEC), com execução da edtech Inovenow, a iniciativa tem por objetivo reconhecer e valorizar novos modelos de negócios inovadores na temática da Economia 4.0, nos setores do agronegócio, indústria ou serviços. Os vencedores foram conhecidos no último dia 16/02, durante a grande final de apresentação de pitches, realizada em Brasília (DF)
“É o resumo de todo o nosso trabalho de quase um ano, e daqui para frente queremos fundar a startup para poder levar o negócio à frente”, comemora a estudante Lissara Menezes Rosa. Segundo ela, o projeto teve início ainda em março de 2022, com o objetivo de colaborar com a empresa Zandei, também de Guaporé. “Percebemos que eles ainda recortavam as falhas da serigrafia com estiletes, então perguntamos se existia algo e eles falaram que não. Assim surgiu a ideia de fazer um processo que removesse a serigrafia dos frascos plásticos, após muitos testes chegamos nesse resultado da removedora”, explica.
Cada equipe foi formada por três a cinco estudantes, acompanhados por um professor/mentor. A equipe gaúcha foi formada ainda pelos alunos Alex Junior da Costa, Eduardo Cristófoli e Maria Luísa Nunes. Todas foram premiadas com uma viagem para participarem de visitas técnicas a centros de referência em inovação e tecnologia, em São Paulo, com todas as despesas pagas. A missão está marcada para os dias 20 a 24 de março. “A competição é uma forma de gerar reconhecimento aos alunos estimulando cada vez mais o seu protagonismo na resolução de problemas reais”, destaca a especialista em educação Sebrae RS, Roselaine Moraes.
Ao longo de seis meses, os participantes tiveram uma imersão on-line com mentorias e palestras para a modelagem de negócios e criação de pitches, totalizando 14 horas de capacitação e mais de 350 mentorias. Nada menos que 498 equipes de todo o Brasil inscreveram-se gratuitamente para participar da competição. As atividades foram realizadas no SebraeLab, localizado no Parque Tecnológico BIOTIC, na Granja do Torto (DF).
“Esse reconhecimento mostra a importância do Senai como instituição de educação profissional, preparando o aluno para os desafios que ele vai encontrar no mundo do trabalho, bem como estimula a criatividade e desenvolve o trabalho em equipe, representando o nosso alinhamento junto às indústrias e a Economia 4.0”, destaca o professor de Educação Profissional da instituição, Adriano Censi.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial / Assessoria de Imprensa Sebrae RS
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves