A deputada estadual Any Ortiz (PPS) esteve na Câmara de Vereadores na noite desta segunda, 5. Ela veio pedir apoio ao Projeto de Lei (PL) 231/2015, que tramita na Assembleia Legislativa. A proposta incluiria a disciplina da ‘Educação Financeira’ nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Rio Grande do Sul. A autora do projeto justifica a ideia, lembrando que há cerca de 10 milhões de jovens endividados no Brasil e, a maioria, já está com seus nomes incluídos nos serviços de proteção ao crédito. “É muito importante ampliar a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos, que afetam a vida da população em escala global, regional e local”, resume Any Ortiz. Ela lembra que vem aprimorando o projeto desde quando ainda era vereadora em Porto Alegre. “Se os jovens receberem estas noções econômicas em sala de aula, muito provavelmente irão levar a discussão para dentro de casa, incentivando todos para o consumo consciente”, completa.
Any Ortiz acredita que a proposta pode contribuir para a melhoria na qualidade do ensino no Estado, além de estabelecer nova proposta pedagógica nas escolas gaúchas. “Queremos enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares diante das diferentes realidades”, explica a deputada. Any lembra que na Capital, proposta muito semelhante foi aprovada e já está em fase de adaptação.
Na Assembleia, o projeto da parlamentar do PPS está em análise na Comissão de Constituição e Justiça. Não há prazo para ir a plenário. “O importante é que o debate seja feito em todo o Rio Grande do Sul, inclusive nas Câmaras de Vereadores, como a de Bento Gonçalves”, sugere ela.
FOTO: Reprodução/Alamy/The Guardian
Governo do Estado assina convênio com mais 39 municípios para recuperação de estradas rurais
Santuário de Caravaggio celebra presença na final do Catholic Music Awards em Roma
Centro Cultural Tuiuty, em Bento, recebe a exposição “Histórias e Trajetórias”, de Sarah Milani Campana