A nova sede administrativa do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi inaugurada pela Polícia Civil na tarde de segunda-feira (16/1), junto à Cidade da Polícia Civil, na zona leste de Porto Alegre. Em funcionamento no complexo desde o início do mês, ela ocupa os espaços referentes aos prédios 2, 4 e 11. Também estão no local, desde o fim do ano passado, a 2ª, 5ª e 6ª Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa e a Delegacia de Polícia de Investigação de Pessoas Desaparecidas (DPID).
Com a mudança, cerca de 70 servidores, entre agentes e delegados de Polícia, passam a integrar o grupo de policiais civis que atuam no complexo desde a sua inauguração, em março do ano passado. Na época, já estavam em funcionamento na Cidade da Polícia Civil a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e a Volante do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).
Essa será a segunda casa do departamento que desde a sua criação, em 2013, esteve abrigado no Palácio da Polícia. O chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, lembra que a mudança de endereço faz parte de uma diretriz traçada no passado e que tinha como objetivo concentrar em um mesmo espaço “todos os órgãos relacionados à repressão de crimes violentos letais intencionais”.
Para a diretora do DHPP, delegada Vanessa Pitrez, a mudança representa “um fortalecimento operacional e mais facilidade de mobilização de efetivo para ações de pronta resposta”. Além disso, facilita a integração entre as delegacias e a fluidez na troca e compartilhamento de informações. “Essa é uma dinâmica que auxilia nas investigações de homicídios, especialmente os ocorridos na capital.”
Divisões
As quatro divisões estratégicas que integram a área administrativa do DHPP também passam a operar da Cidade da Polícia Civil: Divisão de Homicídios da Capital (DHC), Divisão de Homicídios Metropolitana (DHM), Divisão de Assessoramento Especial (DAE) e Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal (Dipac).
Demais delegacias
As 1ª, 3ª e 4ª Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa e o Plantão do DHPP, que completam a estrutura do departamento, também devem se mudar para o complexo tão logo os espaços onde serão instaladas tenham seus reparos finalizados. Enquanto isso, a 1ª DPHPP permanece em funcionamento na rua Barão do Amazonas, 2.625, no bairro Partenon; a 3ª DPHPP, na rua Vitor Valpírio, 101, no bairro Anchieta; e a 4ª DPHPP, na avenida Pereira Passos, 9, na Vila Assunção. O Plantão do DHPP funciona no Palácio da Polícia.
Texto: Ascom PC
Edição: Secom
Central de Jornalismo /
PG
Foto: Anelize Sampaio/Ascom PC
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal