Nesta segunda-feira, 19, inicia a Semana do Livro On-Line. A programação conta com diversas atividades sendo uma delas a TeleTeca. O serviço vem ao encontro de ampliar o vínculo entre a Biblioteca Pública Castro Alves e seu público, além de incentivar a leitura e aproximar novos usuários à instituição.
“A TeleTeca nasceu como um projeto que unisse a tendência que os tempos de pandemia acelerou com a possibilidade de dar destaque a outras literaturas, como poesia e quadrinhos, priorizando escritores locais, LGBTQI+, pretos, indígenas, brasileiros e africanos. Por isso ela tem um caráter itinerante e o usuário pode consultar o acervo de forma remota por meio da rede social”, ressalta Elisa Lentes, a graduanda Biblioteconomia e estagiária da Biblioteca Pública.
A TeleTeca é um dos braços do projeto BIBLIOTX+: TeleTeca seu delivery de cultura!, foi inscrito no Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo e recebeu o aporte financeiro de R$ 15 mil para a sua execução. O objetivo é ir além de incentivar a leitura, é criar espaços de fala, de intercâmbio de ideias. Serão marcados encontros virtuais, e após a pandemia de forma pessoal, para debater as temáticas, a fim de gerar visibilidade e consciência para os assuntos que se tornaram imprescindíveis para os dias de hoje. O projeto finalizará com a criação coletiva de material literário no formato de fanzine virtual, veiculada em mídia social própria do projeto.
O projeto proporciona o acesso aos livros tendo como carro chefe a acessibilidade, pois os livros serão entregues diretamente na casa daqueles que solicitarem, facilitando acessibilidade de pessoas com algum tipo de deficiência física, para pessoas surdas serão disponibilizados vídeos de contação de histórias em Libras, livros do acervo em braile para pessoas com deficiência visual, entregas em áreas de vulnerabilidade, crianças em casas lares, familiares do cárcere, pretos, pardos, indígenas e público LGBTQI+.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta a qualificação que o projeto incentiva: “a BIBLIOTX+ é um grande avanço na promoção da leitura e na construção de redes que potencializam a construção de opiniões de forma democrática e livre”.
Os livros serão captados de quatro entidades parceiras do projeto: O ponto de leitura Livros No Palco, da Artistas no Palco – Escola de Teatro, a produtora cultural AKARA, o acervo da Áfricanamente Escola de Capoeira Angola BG e é claro a Biblioteca Pública Castro Alves, e os mesmos serão divulgados por meio de um catálogo geral dos livros que será postado nas redes sociais do projeto.
Para ter acesso, aos mesmos basta ficar de olho nas redes sociais dos parceiros do projeto e escolher até três livros do seu interesse, após contato e cadastro do usuário no BIBLIOTX+: TeleTeca, os livros entregues no conforto do seu lar, respeitando todas as medidas de distanciamento controlado pelo nosso motoboy por meio do delivery implementado no projeto, e após duas semanas semanas os mesmos serão recolhidos e o usuário poderá escolher outros.
Teleteca: projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. #editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo #culturabento #prefeiturabento #bentoparatodos @fundacaomarcopolo
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Arte: Biblioteca Pública Castro Alves / Divulgação
Com audiências extras em pauta, Justiça do Trabalho gaúcha inicia participação na 14ª Semana Nacional da Execução Trabalhista
InovaBento traz palestra sobre estratégias para impulsionar negócios
Diocese de Caxias do Sul participa do 30º Encontro Estadual da Pastoral Carcerária, em São Leopoldo