A Secretaria de Segurança (SEMSEG) através da Defesa Civil de Bento Gonçalves iniciou, na última semana, a coleta de assinaturas nos locais onde serão instalados novos pluviômetros e sensores PCD Geotécnica — equipamentos essenciais para o monitoramento da quantidade de chuva e da umidade do solo, fundamentais na prevenção de desastres naturais. A ação integra a terceira fase da operação, que conta com a parceria da equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Com base em um mapeamento técnico realizado pela Defesa Civil, os pluviômetros e sensores serão distribuídos em locais estratégicos, priorizando regiões com maior risco de alagamentos e deslizamentos. Entre os locais estão os distritos de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos, Fundaparque, área Central, entre outros.
O coordenador da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Rodrigo Wermuth, ressaltou a relevância da ação. “Com a instalação desses pluviômetros e sensores, teremos dados mais precisos e em tempo real sobre o volume de chuva e a umidade do solo. Isso nos permitirá antecipar medidas de prevenção e resposta de forma mais eficiente. A colaboração entre a Defesa Civil, a CEMADEN e a comunidade é vital para a segurança de todos”, afirmou.
A instalação dos equipamentos será realizada pela equipe da CEMADEN, com apoio da Defesa Civil Municipal, visando fortalecer a rede de monitoramento pluviométrico, ampliando a capacidade de antecipação de eventos climáticos adversos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS