A Defesa Civil do Estado desativou nesta sexta-feira (14) o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), após completar 21 dias de início da operação para correção de percolação na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula.
A primeira etapa da operação com detonações controladas realizada pela empresa foram consideradas bem sucedidas. O processo de abertura das comportas laterais reduziu significativamente o volume de água da barragem e os risco de inundação para posterior manutenção das percolações detectada inicialmente.
Por meio do SCI a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Estado em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar realizou a varreduras das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, com objetivo garantir a segurança da população durante as detonações das adufas 1 e 3. A operação das áreas consideradas zona de impacto direto iniciou durante a madrugada de sábado (8/8) e mobilizou cerca de 100 militares.
A Defesa Civil segue acompanhando a operação coordenada pela empresa Energética Campos de Cima da Serra LTDA para correção das percolações identificadas na barragem. O Comando de Incidentes formado por órgãos de segurança pública locais está com equipes de prontidão para prestar suporte de primeira resposta, caso necessário.
Os proprietários e usuários das edificações localizadas na zona de risco devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS