Previsões meteorológicas da Sala de Situação do Rio Grande do Sul indicam que, deste o sábado (15), ocorrem chuvas fortes e persistentes no estado devido a um sistema de bloqueio atmosférico. O bloqueio manterá a precipitação em grande parte do território gaúcho até a próxima terça-feira (18).
O evento se deve a uma grande região de ar seco concentrada no oceano Atlântico, que impede o caminho normal das frentes frias, mantendo a formação de chuva no estado. Além disso, poderá ocorrer períodos de chuva forte, com curta duração, e outros com chuva fraca em longos períodos.
Os maiores volumes de chuva são previstos para as regiões Oeste e da Fronteira com o Uruguai, atingindo grande parte da Campanha. Pode se estender por parte do Centro até o Sul e na região do entorno da Laguna dos Patos. As áreas do Noroeste, Norte, parte do Centro e Região Metropolitana também podem registrar grande quantidade de chuva.
A previsão ainda indica chuva na madrugada da próxima quarta-feira (19). Os acumulados em cinco dias podem se aproximar de 200 milímetros na Campanha e no Oeste; 150 milímetros no Oeste, Noroeste, Norte e em parte do Sul e Leste, incluindo Porto Alegre.
Fonte: Governo do Estado – Defesa Civil
RS terá primeira rampa de escape na ERS-129; lei de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que prevê a instalação dessas estruturas, foi aprovada em 2024
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa