Com números positivos e a redução de acidentes em até 30% nas rodovias do Rio Grande do Sul, de 2015 comparando com 2014, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) acredita que a retomada do programa de instalação de lombadas eletrônicas e pardais são os principais motivos. Pelo menos é o que garante o diretor de Operação Rodoviária do órgão, Rogério Uberti.
Apenas 0,17% dos veículos que passaram pelas rodovias estaduais controladas por pardais no Rio Grande do Sul foram autuados em 2015. O fluxo de veículos registrado no ano passado foi de 158.641.451, sendo que, desses, 263.798 receberam a autuação. “Esses dados comprovam que 99,83% das pessoas respeitam os limites de velocidade, ou seja, os pardais cumprem a função a que se propõe”, afirma Uberti.
“É uma mudança na cultura do motorista gaúcho em geral, que respeita a lombada eletrônica, diferente do pardal. O pardal é um controlador de velocidade e a lombada é redutor de velocidade”, relembra.
O Departamento baseando-se nestes números realizou uma reunião com a Superintendência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) ainda no mês de março, com o objetivo de realizar um convênio.
“O Daer faz a licitação e depois repassa os equipamentos”, conta o diretor. Em contato com a Assessoria de Imprensa do Dnit no Estado, foi informado para a Difusora que há uma consulta com a Coordenação de Operações da autarquia, em Brasília, para saber se o convênio existente hoje com o DAER permite que o órgão estadual opere a fiscalização do segmento conveniado.
A Superintendência do DNIT no RS está em consulta com a Coordenação de Operações da autarquia, em Brasília, para saber se o convênio existente hoje com o DAER permite que o órgão estadual opere a fiscalização do segmento conveniado.
No Rio Grande do Sul existe um pedido de colocação de 500 lombadas atualmente. Uberti comentou que o foco seria a inclusão na Serra em Bento Gonçalves, Caxias e Farroupilha.
Em Bento Gonçalves em março de 2015 foram retiradas as lombadas no acesso via Pipa Pórtico, na hoje BR-470, bem como em trechos dos bairros Juventude/Conceição, com o fim do contrato da empresa que explorava o serviço. Foram instalados posteriormente simuladores de redutores de velocidade, com a proposta de amenizar a velocidade utilizada na rodovia. “Aquilo é um paliativo, queremos colocar novamente as lombadas”, acrescentou o diretor Rogério Uberti.
O diretor confidenciou que além dos trechos do Juventude/Conceição, junto a BR-470, se for confirmado o convênio, outros pontos como próximo do Pomarosa e até no trevo que dá acesso a Eulália, haveria a possibilidade de colocação.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
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