Na última sexta-feira, dia 27 de setembro, a Administração Municipal de Cotiporã realizou a inauguração de mais uma importante obra, pensada especialmente na saúde e bem estar da comunidade cotiporanense.
O Horto Comunitário, localizado próximo ao Centro de Agricultura Familiar, faz parte do Projeto “Farmácia Viva”, criado no ano de 2017, com o objetivo de resgatar, valorizar, ampliar e qualificar a utilização de plantas medicinais como elemento estratégico de saúde, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, redução do uso demasiado de medicamentos e a interação social.
Anteriormente à criação do Horto, diversas pesquisas e atividades foram realizadas em Cotiporã como o levantamento das plantas mais utilizadas no município, oficinas nas comunidades, através do Programa Promovendo Saúde no Interior, desenvolvimento da Cartilha de Plantas Medicinais, que contém a descrição de sete plantas de acordo com os principais problemas de saúde encontrados no município, atividades em grupos educativos sobre cuidados e orientações na colheita das plantas, secagem, armazenamento e a forma correta de preparo dos chás, além de oficinas nas escolas e na 8ª Festa In Vêneto, estimulando o uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares no dia-a-dia.
Em sua fala, a Secretária de Saúde e Assistência Social Roseli Frizon agradeceu todos os envolvidos na criação do Horto, destacou a importância de resgatar o uso do que é natural e afirmou que a obra demonstra a força que o trabalho em equipe possui, sendo possível, desta forma, realizar o que é planejado pela Administração Municipal de Cotiporã.
O Presidente da Câmara de Vereadores Fábio Lazzarini parabenizou a Administração Municipal pela inovação, destacando que a mesma incentiva a mudança dos hábitos, priorizando o uso de medicamentos naturais para o cuidado da saúde física e mental. Além disso, afirmou que a obra transformou o local que antes não era utilizado, e hoje ganha um espaço de lazer e qualidade de vida.
Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal em Exercício Ivaldo Wearich afirmou ser motivo de gratidão e alegria ver uma obra tão importante como o Horto Comunitário sendo entregue à população cotiporanense. Ivaldo parabenizou e agradeceu todos os funcionários que se envolveram na ação e deram vida ao local, oferecendo a comunidade um espaço para a integração social, resgate dos antigos costumes e o bem estar.
A construção do Horto Comunitário teve inicio no ano de 2019 e contou com o envolvimento dos profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Secretaria de Obras, Departamento de Engenharia, EMATER/RS-Ascar e Sindicato Dos Trabalhadores Rurais.
O Projeto “Farmácia Viva” de Cotiporã é referência para a região, sendo convidado para apresentações aos municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O Horto Comunitário ficará disponível para toda população cotiporanense, servindo de suporte para ações de educação popular, capacitações e outras ações que envolvam a promoção da saúde.
Fonte e fotos: Município de Cotiporã
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS