Apresentar as prioridades do Plano de Desenvolvimento Regional 2015-2030 das regiões da Serra, das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra – que reúnem 49 municípios, somando 1,2 milhão de habitantes – aos deputados federais e estaduais eleitos para o período 2019-2022 é o objetivo de uma reunião que os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), associações de municípos e CICs das três regiões promovem na manhã desta sexta, dia 23, na Universidade de Caxias do Sul. O encontro ocorre a partir das 10h, na Sala Florense, Bloco M do campus-sede.
Foram convidados os deputados eleitos ou reeleitos com domicílio eleitoral nos municípios que integram os três COREDES e os outros 10 com maior número de votos na região. Confirmaram presença Francis Somensi (PRB), de Farroupilha e Neri Andrade Pereira Júnior (SD), de Caxias do Sul. Elton Webber (PSB), de Nova Petrópolis; Pepe Vargas (PT), de Caxias do Sul; e Sérgio Turra (PP) de Marau, serão representados por assessores.
De acordo com a coordenadora-executiva do COREDE Serra e professora da UCS, Monica Beatriz Mattia, o encontro visa aprofundar as relações entre os conselhos regionais, prefeituras, entidades empresariais e representantes políticos nas questões voltadas ao desenvolvimento regional. “Espera-se que os deputados assumam as pautas regionais apresentadas como plataforma do mandato, contribuindo para a execução de cada proposta contribuindo com a obtenção dos recursos estaduais e federais necessários, bem como com a inserção das demandas no Plano Plurianual 2020-2023, que será elaborado no ano que vem pelo governo do Estado”, descreve.
Infraestrutura lidera prioridades
A prioridade das prioridades da região é a infraestrutura para a logística de produção, especialmente na área dos transportes. Diversos projetos do Plano de Desenvolvimento Regional 2015-2030 apontam para a necessidade de duplicação de rodovias, construção do novo aeroporto regional, implantação de ferrovias e pavimentação de acessos municipais.
Outras demandas que serão levadas aos deputados eleitos envolvem as áreas da saúde – que tem, entre os projetos, a conclusão das novas dependências da ala Materno-Infantil do Hospital Geral, em Caxias do Sul –, planejamento urbano integrado, segurança pública, roteiros turísticos, meio ambiente, tecnologia e inovação, agricultura e pecuária familiares, saneamento e abastecimento de água e desenvolvimento.
O encontro será coordenado pelo vice-presidente do COREDE Serra, presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) e prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, e contará com com representantes dos COREDEs e das associações de municípios dos Campos de Cima da Serra e da Região das Hortênsias, da CICS Serra e das CICs de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria.
Agricultores de Bento recebem alevinos
Vencimento do licenciamento será em 31 de julho para todos os veículos
Comitiva de Bento visita Minas Gerais para buscar ações de prevenção a desastres climáticos