O isolamento social necessário para conter a pandemia da Covid-19 tem feito muitas pessoas abrirem mão, temporariamente, do prazer de frequentar bons restaurantes. Mas isso não significa que seja impossível comer e beber bem – em casa. A dica é aventurar-se pela cozinha e praticar a elaboração de pratos saborosos. Melhor ainda quando essas refeições podem ser harmonizadas com vinhos de qualidade – as vinícolas brasileiras assinam inúmeros rótulos premiados e reconhecidos inclusive internacionalmente.
Para inspirar quem deseja curtir boas experiências enogastronômicas no conforto do lar, as soberanas da 17ª Festa Nacional do Vinho – Bárbara Bortolini, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso – compartilham suas combinações preferidas de pratos e vinhos. Veja as receitas, os modos de preparo, as sugestões de acompanhamento e bom apetite!
Polenta mole ao molho de carne harmonizado com vinho Merlot
por Bárbara Bortolini, Imperatriz da 17ª Fenavinho
Tradicional e símbolo da colonização italiana na região serrana do Rio Grande do Sul, a polenta é um prato que saciou a fome de muitos imigrantes ao chegaram à América há mais de 140 anos. A iguaria é um clássico nos cardápios locais. Para a Imperatriz da 17ª Fenavinho, Bárbara Bortolini, a polenta, servida ao molho de carne, é a combinação perfeita para ser degustada com um vinho da variedade Merlot – “macio” e extremamente frutado, apresentando aromas de frutas vermelhas como cereja e framboesa.
Preparo da polenta:
Ingredientes: água, farinha de milho (ou fubá), manteiga, sal.
Modo de preparo: Em uma panela, leve a água ao fogo e acrescente o sal e a manteiga. Quando iniciar a fervura, acrescente a farinha de milho e mexa sem parar para não empelotar. Deixe a polenta cozinhar por 30 minutos em fogo baixo. Despeje a polenta em um refratário, salpique com parmesão e cubra com o molho de carne.
Molho de carne
Ingredientes: Carne picada, cebola e temperos verdes a gosto, tomates bem maduros, sem pele, molho de tomate, sal à gosto
Modo de preparo: Fritar os cubos de carne com a cebola. Acrescentar o tomate e o molho e ferver por 20 minutos. Por fim, colocar sal e tempero à gosto. Para servir, acrescentar queijo ralado sob e sobre a polenta e o molho.
Risoto de Pera com Gorgonzola harmonizado com o vinho Pinot Gris
por Ana Paula Pastorello, Dama de Honra
Sofisticado e clássico, o Risoto de Pera com Gorgonzola é um prato para paladares refinados, como o da Dama de Honra da 17ª Fenavinho, Ana Paula Pastorello. A soberana o escolheu para harmonizar com o vinho produzido com a uva Pinot Gris, que tem presença média de acidez.
Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz para risoto, ⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado, 2 miniperas, ½ cebola, ¼ de xícara (chá) de vinho branco, 1 litro de caldo de legumes caseiro, caldo de ½ limão, 1 colher (sopa) de manteiga, azeite a gosto, /queijo parmesão ralado a gosto, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo: Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto. Enquanto o caldo aquece, faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola. Lave as peras sob água corrente e mantenha a casca. Corte uma das peras em cubos de 1 cm – descarte o cabinho e as sementes. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o caldo de limão, reserve. Corte a outra pera em quartos, mantendo o cabinho. Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, coloque os quartos de pera com a parte cortada para baixo e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Reserve num prato enquanto prepara o risoto. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com uma colher (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Adicione o arroz e misture bem por 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa novamente até o arroz absorver o caldo. Repita o processo, acrescentando o caldo, de concha em concha, até risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro. Na última adição, não deixe secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, misture a manteiga, o queijo gorgonzola e queijo parmesão a gosto. Acrescente a pera em cubos (com o caldo de limão) e mexa delicadamente para não desmanchar. Divida o risoto em dois pratos, disponha dois pedaços de pera grelhados no centro de cada um e sirva a seguir – harmonizado com o vinho Pinot Gris.
Pappardelle ao molho de cogumelos harmonizado com vinho Marselan
por Sandi Marina Corso, Dama de Honra
Prato da refinada culinária italiana, o pappardelle, tipo de massa cortada em tiras largas, similar a um fettuccine, combina muito bem servido ao molho de cogumelos e harmoniza perfeitamente com o vinho Marselan – de acordo com o paladar da Dama de Honra da 17ª Fenavinho, Sandi Marina Corso. Enóloga por formação, ela optou pela combinação com o varietal Marselan pela média estrutura e o bom volume de boca que se encaixa a proposta da untuosidade do prato – composto pela massa, ou seja, um carboidrato, e o sabor acentuado e forte dos cogumelos regados a vinho.
Ingredientes: 400 g de massa pappardelle, água para fervura da massa
Ingredientes para o Molho funghi: 40 g de funghi secchi (cogumelo seco), 40 g de cogumelo shitake seco, 1 bandeja de cogumelo paris in natura picado, 200 ml de vinho fino (branco ou tinto), 1 colher (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picadinho, 1 xícara (chá) de creme de leite, 100 g de requeijão, 1 colher (sobremesa) de salsa desidratada, Queijo grana padano em cunha, Sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Coloque os cogumelos secos (funghi e shitake) em um recipiente com o vinho para hidratar. Deixe-os em contato por pelo menos 30 minutos. Aqueça uma panela ou frigideira e acrescente a manteiga e o azeite de oliva. Quando estiver bem aquecida, coloque a cebola picada e mexa até ela dourar. Junte o alho picado, a salsa desidratada e continue mexendo. Assim que o alho também dourar, despeje o cogumelo paris in natura e refogue até reduzir bem de tamanho. Nessa mistura, acrescente o vinho que estava hidratando os cogumelos secos e mexa até ele reduzir um pouco. Corte os cogumelos que estavam no vinho em pequenos pedaços e junte aos demais ingredientes na panela. Após 3 ou 4 minutos, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e o requeijão nas quantidades indicadas e sal e pimenta a gosto. Para a massa, leve a água ao fogo e espere ferver. Acrescente o pappardelle, sal e espere cozinhar até ficar al dente. Escorra a massa, coloque o molho sobre ela e rale o queijo na hora, ao seu gosto – e não se esqueça de harmonizar com o vinho Marselan.
Fonte: Exata Comunicação
TACHINNI ABRE OFICIALMENTE A UTI PEDIÁTRICA EM BENTO GONÇALVES
ACIDENTE DEIXA UMA MULHER FERIDA NA BR 470, PIPA PÓRTICO, NO CIDADE ALTA, EM BENTO GONÇALVES
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região