O segundo dia do 7º Congresso Latino-Americano de Enoturismo, realizado no Vale dos Vinhedos, no Hotel & Spa do Vinho, com mais de 250 participantes, abriu sua programação com a palestra da Master of Wine americana Liz Thach. Ela apresentou o case do Napa e o Sonoma Valleys, um dos principais e mais populares roteiros de enoturismo das Américas.
Foi a primeira vez que ela visitou o Brasil, elogiando um modelo já aplicado na região. Destacou que nos Estados Unidos “a melhor forma de fazer divulgação é produzir eventos e convidar compradores, jornalistas, sommeliers”, comentou.
A estratégia da venda direta ao consumidor foi o foco da palestra com o gerente de promoção do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Diego Bertolini. Como conseguir fidelizar o consumidor através da venda direta, aliando ao enoturismo como ferramenta principal, enfocou o painel.
O enoturismo é “uma ferramenta de promoção. Estamos vendo que as empresas estão observando como desenvolvimento de suas marcas, principalmente para alavancar a receita da indústria vitivinícola”, contou.
Cases
Foram apresentados cases de vinícolas brasileiras que já conseguiram resultados através do enoturismo. Como a Vinícola Jolimont, de Canela. A empresa conseguiu fidelizar oito mil clientes diretos através da venda no varejo, televendas e e-commerce.
A Vinícola Torcello, do Vale dos Vinhedos, foi outra empresa que conseguiu incremento e principalmente, reconhecimento, como um dos melhores scores no TripAdvisor, sendo o terceiro empreendimento mais bem avaliado pelos turistas na cidade de Bento Gonçalves.
A Vinícola Cainelli, integrante do Projeto do Enoturismo do Sebrae RS, da Rota Vale do Rio das Antas em Bento, teve seu modelo de negócio exposto pelo enólogo e gestor Roberto Cainelli Júnior. Uma pequena cantina, com produção de 30 mil garrafas que criou produtos e associou ao enoturismo.
Por fim, os painéis foram finalizados no segundo dia de evento com os temas Desenvolvimento, tendências e desafios de inovação para o enoturismo de Mendoza, na Argentina, bem como o Case Vinícola Batalha, no Pampa Gaúcho.
Os participantes receberam convites especiais para o dia 28 de julho, o “I Encontro Nacional de Confrarias do Vinho” e para o mês de setembro: a Wine South America – Feira Internacional do Vinho, que acontece de 26 a 29.
Visitas técnicas em empreendimentos da região deram sequência a programação da tarde. Com o tema “Território, Vinho e Turismo: harmonização que dá certo”, o Congresso Latino-Americano de Enoturismo é uma realização da Aenotur, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Escute a reportagem com um resumo do segundo dia de evento, apresentada no Rádio Jornal 1ª edição desta sexta-feira, 29:
Veja a programação para esta sexta-feira:
HORÁRIO | ATIVIDADE |
---|---|
08:30 | Conferência: Oportunidades para o desenvolvimento do turismo no Pampa Gaúcho, focado no segmento do turismo do vinho.Pesquisa encomendada pelo Sebrae RS, realizada pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), que analisou o potencial turístico do Pampa Gaúcho e a percepção dos turistas sobre o Rio Grande do Sul e a região, que resultou na proposição de ideias e projetos conceituais de turismo.
|
09:30 | Pitch 3 – Vinícola Campos de Cima, integrante do Projeto do Enoturismo do Sebrae RS |
09:35 | Painel 2 – Regiões Enoturísticas da América Latina – Qual o “Estado da Arte”?Mediador: Ivane Fávero, Presidente da Aenotur
|
10:45 às 11:05 | INTERVALO |
11:05 às 12:05 | Conferência: O desafio de desenvolver e promover o coletivo através do trabalho das associações Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN) e Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).Uma entidade que defende interesses de 11 países europeus e de cerca de 800 municípios, e outra que, em Portugal, cria ambiente favorável para troca de experiências, contatos e parcerias entre 70 municípios produtores.
|
12:05 às 12:10 | Pitch 4 – Vinícola e Pousada dos Capuchinhos, integrante do Projeto do Enoturismo do Sebrae RS |
12:10 | Painel 3 – Políticas e Projetos para o Desenvolvimento do Enoturismo no BrasilMediador: José Fernando da Silva Protas, Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho
Andrea Faria – Analista de Agronegócios do Sebrae Deputado Affonso Hamm – Presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Valorização da Produção Nacional da Uva, Vinho, Espumante e Derivados Abdon Barreto Filho – Diretor de Turismo da Secretaria da Cultura,Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul |
13:15 | Encerramento Ivane Fávero – Presidente da Aenotur Carlos Raimundo Paviani – Diretor de Relações Internacionais – IBRAVINTarde com visitas técnico-turísticas, por adesão.Tuiuti/ Faria Lemos Almoço harmonizado na Cave da Vinícola Salton seguida de apresentação da região e das inúmeras possibilidades de enoturismo que cada vinícola oferece. Degustação comentada dos vinhos e espumantes das empresas Dal Pizzol Vinhos Finos, Cristofoli Vinhos de Família, Vinícola Cainelli, Casa Postal e Vinícola Salton. Para encerrar, um happy hour com produtos da gastronomia local. |
17:00 às 23:00 | Wine FestivalFestival de vinhos e espumantes brasileiros, gastronomia e música.
Endereço: Rua Coberta, Bento Gonçalves/RS. |
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor