Congresso em Bento incentiva discussões sobre planejamento urbano mais interativo e sustentável

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos realiza nesta quinta, 25 e sexta, 26, a segunda edição do Congresso AEARV. O evento ocorre no complexo Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Com o tema ‘Urbanidades – Cidade para as Pessoas’, este ano, o foco está na interatividade dos espaços, além da sustentabilidade, que toma cada vez mais forma no cotidiano da população. Foram programadas uma série de palestras e debates sobre os diferentes aspectos dos temas propostos. O presidente da entidade, Vinicius Peruffo, explica que a intenção é buscar saídas para problemas ocasionados pelo crescimento desordenado das regiões urbanas. “Nosso papel também é pensar o que é melhor para a sociedade e trouxemos referências internacionais, para discutirmos cada um dos assuntos dentro deste mar de divergências ambientais, de sustentabilidade ou de acessibilidade”, resume Peruffo. “Se cada um dos participantes do congresso levar um pouco do conhecimento adquirido aqui, para a sua comunidade, já estaremos com nosso dever cumprido”, completa o presidente.

MUNDO – A coordenadora do 2º Congresso AEARV, Dayane Gallina, acredita que logo na abertura, o evento superou as expectativas, com cerca de 350 pessoas inscritas. “Nossos palestrantes são conhecidos internacionalmente e estão nos trazendo uma nova linguagem e uma nova visão do contexto urbano”, conta. Ela diz que o público alvo são profissionais da área e acadêmicos. Porém, todos aqueles que buscam atualizar as informações sobre o que mundo está fazendo, serão bem vindos. “Temos participantes dos três estados do Sul do Brasil e até da Argentina”, ressalta Dayane.

Na manhã desta quinta, Antônio Macedo falou sobre a legislação e a interferência da sustentabilidade na criação e alteração das leis. “Tanto o planejamento urbano, quanto a construção de edificações mais sustentáveis têm sofrido fortes avanços e com o respaldo das políticas públicas”, informa o palestrante. “E estas mudanças não são sentidas apenas em grandes cidades. Pequenos municípios já demonstram estar atentos à importância dessa interação. Mas é importante a capacitação constante dos profissionais da área, como é o que está ocorrendo neste congresso”, conclui Macedo.

Durante o Congresso, a Rua Coberta, localizada ao lado da Casa das Artes, terá exposição nas áreas da decoração, arquitetura, engenharia e serviços especializados. Ali, também foi montado um lounge para descanso, bate-papo e troca de experiências. Ainda, dois food trucks ficarão estacionados no local.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site do 2º Congresso AEARV, AQUI.

Clique nas imagens para ampliar:

error: Conteúdo Protegido