A VI edição do concurso internacional “Tannat al Mundo Terruño de Oro”, realizado de 30 de outubro a 3 de novembro, em Montevideo, no Uruguai, ratificou o potencial brasileiro para a produção de vinhos da variedade Tannat. Os 12 jurados tiveram a missão de avaliar mais de 160 amostras de Tannat oriundas de cinco países, e dois rótulos nacionais figuram entre os 47 produtos que receberam medalha de ouro.
A organização e o desenvolvimento do “Tannat al Mundo Terruño de Oro” seguem os padrões internacionais indicados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), premiando no máximo 30% das amostras e reunindo jurados experientes da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai para a avaliação. E os enólogos André Peres Jr., diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), e Dirceu Scottá, presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), estiveram no concurso representando o Brasil.
Para Peres Jr., as amostras avaliadas foram de alto nível e isso se refletiu nas premiações. “A participação do diretor geral da OIV, Jean Marie Aurand, e do presidente da União Internacional de Enólogos, Serge Dubois, qualificaram muito a competição. Foram agraciadas somente medalhas de ouro, deixando clara a vocação do Uruguai em produzir vinhos com a variedade Tannat, além de mostrar a evolução dos produtos nas duas últimas safras, de excepcional qualidade”, destaca.
Vinhos premiados
Medalha de Ouro
Miolo Reserva Tannat 2015 – Miolo Wine Group
Lendas do Pampa Tannat 2015 – Guatambu Indústria e Comércio de Alimentos
Foto: Arquivo Pessoal
Legenda: Dirceu Scottá, José Lez, André Peres Jr. e Fernando Pettenuzzo
Fonte: Assessoria de Imprensa
Vinícola Aurora lança campanha para o Suco Integral com participação especial de Buchecha, artista ícone dos anos 1990
Cooperativa Vinícola Garibaldi lança espumante Floratta
Com 71,6 milhões de quilos colhidos, Cooperativa Vinícola Aurora finaliza segunda maior safra da uva em duas décadas