A comunidade de São Pedro, interior de Bento Gonçalves, abriga o roteiro Caminhos de Pedra, um dos locais mais procurados por turistas que visitam a Serra Gaúcha. Lazer, cultura, artesanato, gastronomia, vinhos e espumantes são alguns dos principais atrativos da região que neste final de semana se prepara para celebrar pela mais uma vez essa combinação durante a 6ª edição da Festa Flores de Pedra.
Nesta semana, a corte da festa, composta pela rainha Maíra Siega, e pelas princesas Evelyn Santos e Eliane Carrer, acompanhadas pela assessora Talita de Toni, estiveram no estúdio da Rádio Difusora, durante o Programa Super Tarde, para divulgar as festividades que acontecem neste sábado, dia 21 de setembro, no a partir das 16h na Sociedade Educativa Cultural São Pedro, que promete mais uma vez encantar moradores e visitantes.
No dia os visitantes poderão participar de oficinas de artesanato, apreciar a gastronomia local, além de atividades culturais que celebram e resgatam as tradições italianas dos imigrantes que colonizaram a Serra Gaúcha. Entre as atrações gastronômicas estará o tradicional pão assado na palha de milho além de produtos artesanais
Confira a programação:
6ª Festa Flores de Pedra
Sábado | 21 de setembro
Sociedade Educativa Cultural São Pedro
16h
— Desfile Cultural;
— Abertura com oficinas artesanais que levarão as pessoas a resgatar o passado;
20h
— Lançamento do Hino de São Pedro (Nadir Somensi) com o Coro Caminhos de Pedra e a Banda Musical São Pedro
— Dança Juvenil Caminhos de Pedra
— Grupo Nani
— Grupo Ragazzi Dei Monti
— Comidas típicas italianas e o pão de forno a lenha feita na palha de milho
Roteiro Caminhos de Pedra
Idealizado pelo Engenheiro e empresário Tarcísio Michelon e pelo Arquiteto Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.
O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, com assessoria do SEBRAE, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, congregando empreendedores e simpatizantes. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc. Este ambicioso projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura em 10 de agosto de 1998 passando a partir de então a captar recursos das empresas locais através da recém criada LIC (Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RS).
Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com cerca de 70 associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 100.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui mais de 28 pontos de Visitação.
Conforme a Lei Estadual 13.177/09, que nos declarou patrimônio histórico do RS, considera-se como área de abrangência dos Caminhos de Pedra a Linha Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.
Central de Jornalismo Difusora
Fotos: Talita de Toni
Mais um dia de atrações culturais na Rua Coberta, em Bento
Dom José Gislon – Peregrinos da fé e da esperança!
Ponto alto da festa de Santa Teresa D’Ávila será neste final de semana, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul