Comitiva gaúcha realiza visita à matriz da empresa Stihl, na Alemanha, visando novos investimentos no RS

Nesta quinta-feira (18), o presidente da Assembleia, deputado Adolfo Brito (PP), o governador Eduardo Leite, deputados e secretários estaduais, que integram a missão internacional do Executivo e do Legislativo gaúchos, visitaram a matriz da empresa Stihl, em Waiblingen, na Alemanha. O presidente do Conselho Executivo da companhia, Michael Traub, apresentou as estruturas da sede da marca alemã à comitiva do Rio Grande do Sul.

 A Stihl, uma das maiores fabricantes do mundo do setor de motosserras e instrumentos agrícolas – mais de 125 itens fazem parte da linha de montagem -, produz parte de sua cartilha de artigos a partir da fábrica constituída em São Leopoldo, município da Grande Porto Alegre. A planta gaúcha, única da corporação em todo o Brasil, foi ampliada durante o governo de José Ivo Sartoti. A agenda desta quinta serviu para alinhavar conversas acerca da possibilidade de novos investimentos. A empresa alemã desenvolve projetos tecnológicos em parceria com universidades do Vale dos Sinos.

 As audiências da representação sul rio-grandense em território europeu seguem nesta sexta-feira (19), com visitas aos grupos empresariais Fraport e Nordex, na cidade alemã de Hannover.

A Stihl no Brasil

Em 2023, a empresa completou 50 anos de operações fabris no país. São Leopoldo foi a cidade escolhida, em 1973, devido à numerosa presença germânica na região – o movimento migratório alemão ao Brasil, que completa 200 anos em 2024, teve origem no município.

 O maior faturamento das cinco décadas de Brasil foi registrado no ano de 2022: montante de R$ 3,2 bilhões. A corporação emprega 3.700 trabalhadores em solo brasileiro.

Missão parlamentar na Europa

A comitiva da Assembleia é formada pelos parlamentares Adolfo Brito (PP), presidente da Casa, Frederico Antunes (PP), Guilherme Pasin (PP), Silvana Covatti (PP), Professor Claudio Branchieri (PODEMOS), Aloisio Classmann (UNIÃO), Delegada Nadine (PSDB) e Carlos Búrigo (MDB).

Fonte: Assembleia Legislativa – Comunicação

error: Conteúdo Protegido