O último dia da 7ª edição da Fiema Brasil (Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia) em Bento Gonçalves, foi marcado pela quarta reunião do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs).
Temas como a apresentação do Panorama da Energia Fotovoltaica no Brasil, apresentação do Programa RS Gás, apresentação do Plano Energético, entre outros, estiveram na pauta.
O encontro teve como anfitrião o o presidente do Copergs, Roberto Sartori, que também preside a concessionária RGE, com a presença do secretário de Minas e Enegia, Lucas Redecker, do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, bem como representantes de outras concessionárias, como a CEEE, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) etc.
Nesta data, aliás, em nível de Serra Gaúcha, a RGE inaugurou uma nova subestação em Farroupilha. O empreendimento, orçado em R$ 13,2 milhões, aumentará em 67% a capacidade energética da cidade.
Copergs
O Copergs foi recriado pela Secretaria de Minas e Energia e tem como principal finalidade estabelecer as políticas do setor energético para o Estado, desenvolver estudos e projeções sobre a matriz energética, assim como implementar ações com o objetivo de promover o aproveitamento racional dos recursos, entre outros.
As reuniões ocorrem a cada três meses e é quando todos os atores responsáveis pela geração e transmissão de energia no Rio Grande do Sul debatem os problemas em comum. A cada semestre é eleito um novo presidente, garantindo assim a democracia interna e a rotatividade no comando do órgão.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis