Com prazo prorrogado, contribuintes ainda podem destinar Imposto de Renda para colaborar com entidades locais

Ação solidária permite ajudar diretamente instituições como o Lar do Ancião de Bento Gonçalves

O prazo para as pessoas físicas no Rio Grande do Sul entregarem suas declarações do Imposto de Renda foi prorrogado até o dia 31 de agosto por causa da situação de calamidade ocasionada pelo desastre climático no Estado – e traz uma nova oportunidade para os contribuintes exercitarem a solidariedade.

Isso porque o cidadão pode orientar seu contador a destinar de 6% do valor que iria ao Tesouro Nacional para doação direta no município. O valor será abatido do imposto devido, sem qualquer custo extra ou ônus. No caso do contribuinte que tem imposto a restituir, também não há perda. A doação é obtida pela diminuição da retenção na fonte, sendo ressarcido o cidadão na restituição.

“É uma oportunidade de ajudar ao próximo e a quem mais precisa dentro da nossa comunidade”, conta o advogado Rafael Orso, de Bento Gonçalves. Ele e a mãe, Anita, são alguns dos moradores da cidade que destinam parte do Imposto de Renda devido à doação para os fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente de Bento. No ano passado, 300 contribuintes do município fizeram essa mesma ação, garantindo que parte de seus impostos ficariam em Bento Gonçalves para beneficiar as entidades que atuam nessas duas áreas sociais.

“Quando este recurso ajuda o trabalho sério que é feito pelo Lar do Ancião, o gesto é mais importante ainda. É um local que acolhe muitos idosos, alguns deles sem familiares, e isso sempre chamou a minha atenção e da minha família para colaborarmos de alguma forma”, destaca Rafael. Ele recorda que seu pai, já falecido, costumava doar em dinheiro para o Lar, e a mãe, que hoje também é doadora por meio da declaração de imposto, está permanentemente engajada no voluntariado do município, juntamente com um grupo da Igreja Santo Antônio, em prol do Lar do Ancião.

Caminho semelhante segue o empresário Leandro Mazzocato que, em nome da Madem, uma das mais tradicionais empresas de Bento Gonçalves, destina parte do imposto devido aos fundos municipais. “Soubemos por meio das redes sociais que era possível destinar o imposto para causas tão importantes na nossa comunidade, como é o caso do Lar do Ancião. Foi mais um motivo para darmos essa contribuição, que é comum na nossa empresa. Há pelo menos 15 anos doamos às instituições, sempre que possível”, valoriza Mazzocato. Para ele, o que mais compensa nesta doação é a sensação de estar ajudando a garantir a continuidade de uma causa local, especialmente do Lar do Ancião.

Em um momento como o que o Rio Grande do Sul enfrenta agora, o trabalho do Lar é ainda mais importante. A entidade hoje atende cerca de 40 idosos (mas tem capacidade para 60), e mantém um quadro funcional com quase 40 pessoas, entre cozinheiros, nutricionista, enfermeiras, técnicos em enfermagem, cuidadores, limpeza e administração, além de voluntários. São 24 horas, com projetos dos mais variados, para o bem estar dos idosos. Os recursos arrecadados pela doação de impostos são fundamentais.

Para fazer a sua parte, basta exigir que o contador sinalize a destinação de até 6% do imposto devido aos fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente. Os valores oriundos desse tipo de arrecadação têm o seu uso condicionado à apresentação de projetos pelas entidades cadastradas, e só a partir daí, o município, como gestor dos fundos, faz a destinação, que pode ser auditada e acompanhada por qualquer pessoa. O Lar do Ancião é uma das entidades locais credenciadas a receberem estes valores.

Entenda como doar seu Imposto de Renda:

– Podem destinar parte do Imposto de Renda devido para apoiar o Lar do Ancião os contribuintes (pessoa física) que fazem a declaração pelo modelo completo. No caso de empresas (pessoa jurídica), as que são tributadas sobre o lucro real.

– Se você deseja destinar parte do Imposto de Renda devido, acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e no menu “Meu Imposto de Renda” e baixar o programa para declarar. Ou consulte o seu contador

– No momento do preenchimento, acesse o “Doações Diretamente na Declaração” e clicar no botão “Novo” para definir o fundo para onde será destinado o recurso. 3% pode ser destinado ao Fundo Municipal do Idoso e outros 3% ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

– Não é pago nada a mais em imposto, e o recurso fica em Bento Gonçalves

– Quem tem imposto a pagar, retira uma parte do que seria destinado ao Tesouro Nacional e direciona o valor para a doação aos fundos municipais

– Quem tem imposto a restituir, retira uma parte do valor que é retido na fonte ao Tesouro Nacional, sendo ressarcido este valor na restituição

– A partir das doações, os valores ficam retidos nos fundos municipais, não podendo ser usados pelo governo municipal para outros fins. A destinação dos recursos é determinada, a partir da apresentação de projetos pelas entidades cadastradas e regularizadas, pelos conselhos municipais do Idoso e da Criança e Adolescente

– O Lar do Ancião é uma das quatro entidades cadastradas para receberem recursos dos fundos municipais de Bento Gonçalves, e você pode acompanhar a destinação das suas doações.

O Lar do Ancião fica na Alameda Anna Tedesco Variani, 100, Bairro Pradel, Bento Gonçalves.

Ou entre em contato pelos fones: 54 3451-3444, 54 3453-8233 ou 54 98418-9647. Mais informações pelo www.lardoanciaobg.com.br

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Exata Comunicação | Alessandro Manzoni

error: Conteúdo Protegido