Categorias de iniciação para meninos e meninas treinam com foco na preparação de futuros atletas, enquanto sub-15 e sub-17 miram campeonatos estaduais
A aposta na juventude é o suporte para garantir a continuidade e as conquistas futuras dos clubes de futebol mundo a fora, que cada vez mais investem na formação de atletas. Adepto desse conceito, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves trabalha continuadamente nas categorias de base. Essa preparação envolve a formação técnica e profissional de quem almeja consolidar uma carreira nos gramados, com uma rotina de treinos e preparações. E traz, também, benefícios que extrapolam os limites do campo, abrangendo as questões sociais.
Em 2019, o alviazul inicia um projeto inédito em sua quase centenária história: pela primeira vez, a instituição oportuniza chances para meninas de oito a 13 anos na chamada categoria de iniciação. A proposta, nesse primeiro momento, é integrar as garotas junto aos meninos, de cinco a oito anos, nos treinamentos – mas, em breve, as categorias serão divididas.
Antes, o clube já teve uma equipe de futebol feminino adulta, mas nunca em formação. “Pela primeira vez o clube está oferecendo, em nível de categorias de base, essa oportunidade para as meninas. Também vamos analisar a possibilidade de aumentar essa faixa etária para proporcionar a chance a um número cada vez maior de jovens”, afirma o coordenador da base alviazul, Acácio Eggres.
Os treinos iniciaram no dia nove de março e ocorrem aos sábados pela manhã, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), sob o comando do técnico Marciano Bianchi e do auxiliar Everton Luiz Souza – que conduzem, também, a categoria sub-15.
“A proposta inicial é trabalharmos a categoria de iniciação de uma forma que vá além da prática recreativa, para que possamos introduzir situações específicas do futebol. Queremos que as crianças participem do clube, que elas comecem a se envolver e, principalmente, criem um laço de amizade aqui dentro. Acima de tudo, temos que trabalhar nas questões de caráter e no desenvolvimento delas”, explica Bianchi.
Demais categorias se preparam para campeonatos estaduais
Desde fevereiro na ativa, as duas categorias que conectam jogadores da base à equipe profissional trabalham com foco em campeonatos estaduais organizados pela Federação Gaúcha de Futebol. São cerca de 60 atletas que compõe as categorias sub-15 e sub-17 – essa comandada pelo treinador Acácio Eggres e pelo auxiliar Vinícius Stringuini Casagranda. Todos eles treinam no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Para os mais velhos, o Campeonato Gaúcho Juvenil inicia no dia seis de abril. A competição conta com 35 equipes de todo o Estado, que se enfrentam dentro de seus respectivos grupos e vão avançando, com trocas de chave, até a fase de mata-mata. Os jovens com 15 anos, por sua vez, começam o Campeonato Estadual no dia 27 de abril, ao lado de mais 15 equipes.
Além desse, os atletas também disputam o Campeonato Estadual Inovação – juntamente com as categorias sub-11, 12, 13 e 14. Parte do grupo estreia no dia 13 de abril, já os demais dão o pontapé inicial na competição em 11 de maio. Ainda há o Campeonato do SESC, organizado pelo SESC de Caxias do Sul, que inicia no dia seis de abril, na cidade de Vacaria, e contará com a participação das categorias sub-14 e sub-16.
Mais informações sobre o trabalho realizado nas categorias de base do Esportivo podem ser obtidas com o coordenador geral, Acácio Eggres, pelo e-mail acacio.eggres@hotmail.com ou pelo telefone (54) 99106-9934 e, ainda, pelo número (54) 3452-2165, na secretaria do clube.
Fonte: Exata Comunicação
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal