Com mais de 1,3 milhão de visitantes, Bento tem incremento de 12% no turismo em 2016

A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) da Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 10, que o município recebeu em 2016 mais de 1,3 milhão de visitantes. O dado se refere às visitações nos roteiros turísticos, o que corresponde um aumento de cerca de 12% em relação a 2015. O roteiro mais visitado foi o Vale dos Vinhedos, porém em abrangência municipal os atrativos urbanos se destacam, com 730.991 visitantes.

A cidade ainda captou 1.705 eventos no último ano, 505 a mais do que no período anterior. De 4º lugar no Rio Grande do Sul, Bento passou para 2º, no prêmio “Marcas de Quem Decide”, do Jornal do Comércio, de destino preferido e mais lembrado.

O dado negativo foi a queda na ocupação hoteleira que em 2015, de acordo com o SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria de Região Uva e Vinho – estava em 52,99%, passando em 2016 para 47,99%.

O levantamento mostra ainda que foram atendidas 41.312 pessoas nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT’s).

“O fluxo nos CAT’s se manteve nos últimos dois anos, porém com as melhorias na tecnologia da informação, com a criação de aplicativos e outros recursos, como os totens interativos, houve um acréscimo de 293.186 acessos. Podemos dizer então, que foram realizados 334.498 atendimentos”, observa o secretário Municipal de Turismo, Gilberto Durante.

Bento Gonçalves é pioneira no observatório do Turismo do Rio Grande do Sul na medição de impacto do ISSQN na atração turística. De acordo com os registros, em 2016, R$ 2.462.356 foram arrecadados no município por meio do setor. “Temos por objetivo crescer nas atividades econômicas relacionadas com o turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva e recordativa”, enfatiza Durante.

Confira outros números nas imagens abaixo.

tabela turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Arquivo Rádio Difusora

 

error: Conteúdo Protegido