Com estoque baixo, Banco de Leite AMA procura doadoras

Nos últimos dias, o Banco de Leite Humano AMA Tacchini entrou em alerta em função da diminuição dos estoques de leite materno. Atualmente, pouco mais de 45,5 litros estão disponíveis para utilização. O volume é capaz de alimentar os bebês da UTI Neonatal do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, pelos próximos 17 dias.

A diminuição do estoque nos últimos dias se deu em função de uma combinação perigosa para qualquer banco de leite: a queda no número de doadoras e o aumento da quantidade de leite necessária para atender integralmente a todos os bebês da UTI Neonatal.

“Temos aumentos circunstanciais no número de bebês que precisam desse recurso. Ao mesmo tempo, temos bebês que vão se desenvolvendo com o passar dos dias e naturalmente vão precisando de mais leite na sua alimentação. Então a soma desses fatores, combinado com a queda no número de doadoras nos preocupa”, descreve a responsável técnica do Banco de Leite Ama Tacchini, Fernanda Dalle Laste.

Quem pode doar

Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo email  bancodeleite@tacchini.com.br ou pelo WhatsApp (54)99237-1842. O espaço funcionará todos os dias, das 8h às 18h.

Parceria com bombeiros 

Desde 2021, a parceria estabelecida entre o Ama Tacchini e o 5º Batalhão de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul permite realizar a coleta de leite materno à domicílio em 49 municípios. As coletas são realizadas pela corporação, que também se responsabiliza pela entrega das doações no Banco de Leite bento-gonçalvense.

Dados positivos em 2022

A alimentação integral dos bebês da UTI Neonatal com leite materno teve impacto positivo em 2022, primeiro ano completo de atuação do Banco de Leite AMA Tacchini. Durante o último ciclo, 883 mães realizaram suas doações. Juntas, elas somaram 7.549 contribuições e mais de 480 litros de leite pasteurizado. Essa quantidade foi suficiente para alimentar integralmente 493 bebês.

A utilização do leite materno na alimentação dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal impacta positivamente a saúde dos bebês. Durante todo o ano, o Hospital Tacchini não registrou casos de enterocolite necrotizante, doença inflamatória intestinal considerada um dos principais problemas associados ao uso da fórmula infantil (alimento utilizado quando não há leite materno disponível).

FOTO E TEXTO: Alexandre Brusa / Assessoria de Comunicação Hospital Tacchini
PG
error: Conteúdo Protegido